quarta-feira, 26 de junho de 2019

Pernambuco lança Selo Libert’arte para valorizar produção de jovens da Funase

O Governo de Pernambuco dá mais um passo para fortalecer o viés social do Pacto pela Vida. No próximo dia 3 de julho, data da abertura da 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), será lançado o Selo Libert’arte. A marca estará presente em etiquetas e embalagens de itens artesanais confeccionados por adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Os produtos estarão à disposição para mostra ou venda em um estande exclusivo da instituição. Ao adquiri-los, o público estará contribuindo com o processo de reintegração desses jovens à sociedade por meio da cultura e da arte.


No catálogo, haverá itens como tapetes, roupas, capas para botijão, porta-joias, bolsas, pesos de porta, garrafas para decoração, nécessaire, chaveiros, luminárias e cadernos, todos por preços que variam de R$ 3 a R$ 80. A produção, que ocorre durante oficinas ao longo do ano, será oriunda de unidades de internação, internação provisória e semiliberdade de todo o Estado. Os socioeducandos desenvolvem essas atividades com a ajuda de funcionários que atuam como oficineiros. Além da descoberta de vocações, a confecção de itens artesanais também pode se transformar em perspectiva de renda para o jovem que sai da Funase.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, explica que a ideia do Selo Libert’arte surgiu da necessidade de potencializar a divulgação do trabalho que é desenvolvido dentro do sistema socioeducativo, identificando essas peças para o público externo. “A realização de atividades de arte, cultura e profissionalização na Funase não é uma exceção, mas, sim, algo sistemático, diário. É o que, de fato, acontece por trás dos muros e que o público precisa conhecer. Por isso, com o Selo Libert’arte, estamos valorizando os produtos desse trabalho, aproximando-os da população e, principalmente, estimulando os socioeducandos, que estão vendo o resultado do seu esforço sendo abraçado e conhecido pelas pessoas”, afirma.

A participação da Funase na Fenearte ocorre desde a primeira edição, há 20 anos, mas a adoção de um selo de qualidade para os produtos disponibilizados no estande da instituição é inédita. A marca Libert’arte também estampará itens artesanais disponibilizados em outros ambientes, como a Casa da Cultura, onde há uma mostra permanente, e a sede da Funase, onde ocorrem exposições eventuais. Nos últimos meses, o sistema socioeducativo tem ampliado a visibilidade da produção artística dos adolescentes atendidos. Ao longo do primeiro semestre, por exemplo, uma exposição foi montada no Caruaru Shopping, no Agreste.


“A Fenearte, sem dúvida, é o auge da exposição de todo esse trabalho. Por isso, o lançamento do selo nessa ocasião é um marco pela importância do evento e pelo grande público que pode ser alcançado. Os adolescentes se sentem muito bem fazendo essas atividades artísticas e se preparam muito ao longo do ano. Eles percebem que, pelas próprias mãos, conseguem fazer a diferença, produzindo peças bonitas, que podem ser expostas e apreciadas pelas pessoas”, valoriza a presidente da Funase, Nadja Alencar.


Imagens: Marcelo Vidal/SDSCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário