quarta-feira, 26 de abril de 2023

Programa apoiado pelo Moda Center formou sua primeira turma de artesãos, em Santa Cruz

 


Na noite de terça (25), o Moda Center participou da entrega de certificados para 28 artesãos formados, em Santa Cruz do Capibaribe, pelo Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER Confecção, do Banco do Nordeste (BNB). O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com a participação de políticos, secretários de governo, assistentes sociais, empresários e instituições apoiadoras, entre elas o centro de compras.




Durante o encontro, os participantes discursaram sobre a importância do certificado recebido pelos artesãos, com destaque para 27 mulheres que recebem acompanhamento de profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Todas veem na produção e comércio de artesanatos uma alternativa de recomeço, já que a maioria delas está em situação de vulnerabilidade social e não possuem qualquer tipo de fonte de renda.


“Quando você junta Poder Público bem-intencionado e iniciativa privada bem-intencionada, o resultado é que todos viram referência. A partir de hoje, todos esses formandos estão dando o exemplo e marcando mais um capítulo da história dessa confecção em Santa Cruz do Capibaribe”, pontuou Ralph Lagos, subsíndico do Moda Center.


O apoio do Moda Center

Ainda durante as falas, o subsíndico destacou como será o apoio do Moda Center ao projeto. Os artesãos terão, à sua disposição e sem custos, um quiosque para a comercialização dos produtos no dia de feira.


A capacitação dos artesãos

De novembro de 2022 a abril deste ano, os formandos passaram por um curso de capacitação com carga horária de 80 horas, onde aprenderam a confeccionar tapetes, aventais, luvas de forno e outros produtos a partir de retalhos de tecidos que seriam descartados. Além da confecção das peças, os artesãos tiveram aulas sobre empreendedorismo, associativismo e precificação das mercadorias.


“Em agosto do ano passado, estávamos lançando essa semente que começou a florescer. Costumo dizer que somos o maior polo de confecções do Brasil e sei que também podemos dar exemplo nessa questão da sustentabilidade, algo que o mundo inteiro está voltado. Estamos conseguindo, com esse projeto, realizar um trabalho tão bonito como esse, aliando sustentabilidade e formando pessoas”, concluiu Bruno Cangussú, agente de desenvolvimento do BNB.


O PRODETER Confecção

Desenvolvido pelo Banco do Nordeste, é um programa focado em iniciativas geradoras de emprego e renda nas cidades de Santa Cruz, Toritama e Taquaritinga do Norte, tendo como foco as iniciativas sustentáveis, a exemplo do reaproveitamento de retalhos de tecidos que normalmente seriam descartados.

Participam o BNB, o Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, empresas privadas e o Moda Center.





Nenhum comentário:

Postar um comentário