terça-feira, 4 de abril de 2023

Anderson Correia cobra ao município disponibilização de itraconazol para tratamento de esporotricose felina em Caruaru

 O vereador Anderson Correia (PP) voltou a falar sobre esporotricose felina na Câmara Municipal. Desta vez, o parlamentar chamou a atenção do Poder Executivo para que seja disponibilizado Itraconazol para os animais de rua, protetores baixa renda e animais em vulnerabilidade em geral, no município, para o tratamento da doença por meio desta medicação. Para o Defensor dos Animais, é necessário ter uma política pública eficaz, no sentido de que todas as pessoas tenham acesso ao medicamento para tratar de forma correta todos os animais afetados.



“Estamos falando de saúde pública e o Município precisa estar atendo a isso. Os casos de esporotricose felina só crescem e só tratando a doença nos animais é que poderemos frear este avanço, até chegar à cura. Mas para isso é preciso que o Poder Público possa disponibilizar a medicação para as pessoas mais necessitadas. Essa política já está sendo aplicada nos grandes centros, a exemplo de Manaus, capital da Amazônia. Por isso, vamos seguir pedindo que Caruaru também seja contemplada com essa medida, para a saúde dos animais e de toda população”, destacou Anderson.

Sobre a doença

Esporotricose é uma micose causada por fungos, com sintomas como feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. O fungo que causa a esporotricose habita, em sua maioria, em ambientes com palha, vegetais, madeiras e no solo, podendo também ser transmitido pelos próprios animais, que, se contaminados, podem passar a doença com arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário