quarta-feira, 24 de abril de 2019

Segurança do Paciente será tema de palestras no Hospital Mestre Vitalino

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) implantou em dezembro de 2015 o Núcleo de Segurança do Paciente e desde então tem se destacado no interior por sua preocupação com a implantação e boas práticas das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI). 


Ontem, as 14h, foi realizada uma formação sobre a prevenção do risco de quedas do paciente; hoje (24), às 9h, prevenção do risco de lesão por pressão, ambas relacionadas a Meta 6. Na quinta (25), às 9h, será discutida a Meta 5 - higienizar as mãos para evitar infecções. Já na sexta (26), às 14h, a palestra trará a Meta 3 – Melhorar a segurança na prescrição e administração de medicação. 

“Sobre as melhorias na segurança da prescrição e administração de medicamentos, iremos abordar os pontos que podemos evoluir, para atuar de forma mais segura. Trataremos de forma clara e objetiva o envolvimento de todos nesse cuidado. Desde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de farmácia e o próprio paciente”, pontuou Marcelo Jardison, farmacêutico membro do Núcleo de Segurança do Paciente.

As seis metas objetivam melhorias específicas por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas, oportunizando um ambiente mais seguro para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

PROGRAMAÇÃO:

23/04– 14H – META 6 – PREVENÇÃO DO RISCO DE QUEDAS;
24/04– 09H – META 6 – PREVENÇÃO DO RISCO DE LESÃO POR PRESSÃO;
25/04– 09H – META 5 – HIGIENIZAR AS MÃOS PARA EVITAR INFECÇOÕES;
26-04– 14H – META 3 – MELHORAR A SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO.

_____________

PROGRAMA PACIENTE SEGURO

No final de 2018 a unidade de submeteu a seleção para o Programa Paciente Seguro e foi escolhida, sendo um dos quatro hospitais de Pernambuco que agora integram o programa, que é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI, SUS). Seu objetivo é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde. Este mês a equipe esteve em Brasília para participar do 2º Encontro Internacional do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário