quinta-feira, 25 de abril de 2019

Programa Cooperativo Estadual de Energia Solar será lançado em Caruaru

O mercado de energia solar fotovoltaica tem mostrado sua força em todo o mundo, principalmente por ser uma energia limpa, renovável e sustentável, além de proporcionar uma redução de gastos com energia elétrica aos consumidores. E o Brasil é um dos dez países que mais investiram nesse tipo de energia limpa, segundo dados de 2017 apresentados pela International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme (IEA PVPS), com sede na Suíça. Entre os estados brasileiros, o que tem a maior geração distribuída de energia solar, conforme levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), é Minas Gerais, com 148,4 megawatts (MW); Pernambuco ocupa a 10ª colocação com 19 MW. Mas o crescente número de empresas que se instalam no Estado confirma a expansão do setor, o que deve colocá-lo em posições superiores em breve.


Visando o crescimento da implantação de usinas de energia solar em todo o Estado, a Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento de Pernambuco (Fecoerpe), sediada em Caruaru, criou o Programa Cooperativo Estadual de Energia Solar (PCESOL), em que suas doze cooperativas filiadas passam a ser franqueadas da empresa Insole Energia Solar S.A e, com isso, vão comercializar toda a estrutura necessária (painéis solares, inversores de energia e string box) para a implantação de usinas em residências e empresas. O lançamento do Programa será neste sábado (27/04), na sede da Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Agreste Pernambucano (CERAPE), em Caruaru, às 10h. Estarão presentes o presidente da Fecoerpe, Jurandi Araújo; o diretor-presidente da Insole Energia Solar S.A., Ananias Gomes; o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Pernambuco (OCB/PE), Malaquias Ancelmo de Oliveira; o presidente da CERAPE, José Aniceto de Oliveira; empresários e autoridades.

“As doze cooperativas de energia e desenvolvimento espalhadas por Pernambuco, todas em funcionamento há mais de 40 anos, iniciaram nos anos 70 o processo de eletrificação de propriedades rurais no Estado, em parceria com a Celpe, atingindo 100% delas em 1995, o que corresponde a 70 mil associados atendidos com energia elétrica. Com a conclusão desse processo, nos reinventamos e buscamos novas maneiras de gerar recursos. E, há dois anos e meio, aproximadamente, realizamos um estudo e definimos como um dos caminhos para este objetivo a comercialização de sistemas de energia solar. Então, buscamos, entre diversos fornecedores de sistemas de energia solar, a Insole que é uma das maiores empresas do setor no país. Esta parceria faz nascer este primeiro empreendimento em Caruaru, um importante passo, inclusive para tornar nosso Estado um dos maiores produtores de energia renovável e limpa do país”, afirma Jurandi Araújo, presidente da Fecoerpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário