segunda-feira, 8 de abril de 2019

Penitenciária de Caruaru oferece curso técnico à distância para detentos

Uma boa notícia para os detentos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste do Estado. Um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – por meio da Executiva de Ressocialização (Seres) – e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) possibilitará a oferta do curso técnico de Manutenção em Computadores e Informática à distância. Esse é o primeiro curso técnico à distância para reeducandos que já concluíram o Ensino Médio.   

Na quinta (04.03), professores do Instituto, acompanhados de representantes da Seres, visitaram a unidade prisional para conhecer o local onde serão ministradas as aulas, com início previsto para o início do segundo semestre de 2019. Estiveram presentes a superintendente de Capacitação e Ressocialização, Valéria Fernandes, e a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante, Edvany Oliveira, ambas da Seres; o gerente da PJPS, Paulo Paes; e os professores do Instituto, Andréa Barreto, Felipe Valentim e Flávio de Sá Cavalcanti. “A nossa visão de ressocialização tem como pilares a educação e trabalho e a profissionalização, sendo assim, esse termo de cooperação reafirma que estamos no caminho certo”, afirmou a superintendente Valéria Fernandes.
O curso será destinado a 20 alunos com duração de um ano e seis meses. Os critérios para realizar o treinamento é possuir Ensino Médio completo e tempo longo de pena a cumprir. Para esse último requisito será concedida a remição de pena garantindo um dia a menos na pena a cada 12 horas de curso, no período de três dias. Na grade curricular, com 1.040 horas aulas, estão Sistemas Operacionais, Arquivos de Computadores, Monitoramento e Manutenção de Computadores e Prática Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário