quinta-feira, 24 de março de 2022

UAB UFPE tem aprovação de 1.800 vagas para novo edital dos cursos EAD

A Universidade Federal de Pernambuco, através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu a aprovação na íntegra no Edital nº 09/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o qual se refere às ofertas de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). 



Com a publicação do documento, a Capes fomentará mais de 155 mil novas vagas, a partir de julho deste ano até julho de 2025, em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) nas instituições públicas de Ensino Superior integrantes do Programa UAB, para abertura de turmas nos municípios mantenedores dos polos de apoio presencial.

A proposta apresentada pela UAB/UFPE deferida integralmente na primeira fase atende 21 polos com a oferta de sete diferentes cursos de graduação e três especializações, totalizando 1.800 vagas, sendo 1.260 (70%) para os cursos de licenciatura e 540 (30%) para os cursos de especialização, todos voltados à formação de professores e demais profissionais da educação básica, a serem ofertadas no primeiro semestre de 2023.

Na UFPE, a articulação dos cursos superiores na modalidade EAD foi coordenada pelo professor Francisco Kennedy, coordenador-geral da UAB na instituição, com o apoio do professor André Felippe Vieira, coordenador adjunto da UAB/UFPE, e do professor José Alberto Poza, secretário-geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread).

De acordo com o coordenador-geral UAB/UFPE, é a primeira vez que a Universidade consegue aprovação na íntegra das vagas do sistema UAB. “A UFPE vem contribuindo diretamente com a Política Nacional de Formação de Professores e, através das vagas aprovadas, a instituição passa a vivenciar um momento em sua gestão de expansão e interiorização da oferta de cursos que se dedicam à formação inicial e continuada de professores da educação básica na modalidade EAD, o que evidencia uma consolidação da oferta destes cursos, além de procurar reduzir as desigualdades de acesso ao ensino superior, com a ajuda de polos de apoio presencial. A Universidade entende essa necessidade e, por isso, se esforça para estar presente no máximo de polos”, salienta o professor Francisco Kennedy.

Em vista disto, a UAB/UFPE realiza agora articulações com os polos para responder à segunda fase do Edital UAB/CAPES no que envolve a oferta de cursos dirigidos à formação e capacitação de agentes e servidores públicos. 

Confira a lista de cursos e polos contemplados na solicitação da UFPE: 

LICENCIATURAS

ESPECIALIZAÇÕES

Ciências Biológicas

Ensino de Ciências e Matemática

Educação Física

Ensino de Línguas e Literatura Hispânicas

Geografia

Inovação e Tendências Educacionais

História

 

Letras Espanhol

 

Letras Português

 

Matemática

 

 

POLOS UAB/UFPE

Afrânio

Lagoa Grande

Santa Cruz do Capibaribe

Carpina

Limoeiro

Santa Filomena

Caruaru (polo associado)

Palmares

Sertânia

Cedro

Pesqueira

Surubim

Dormentes

Petrolina

Tabira

Gravatá

Recife

Triunfo

Jaboatão dos Guararapes

Salgueiro

Vitória de Santo Antão (polo associado)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário