segunda-feira, 14 de março de 2022

Dia da Incontinência Urinária: especialista alerta para o tratamento da doença

 Responsável por atingir aproximadamente 5% da população mundial – segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) -, a incontinência urinária é um assunto muito recorrente em consultórios médicos. Por isso, em 14 de março é destacado o Dia da Incontinência Urinária para ajudar na conscientização sobre esta doença, que não é apenas natural do envelhecimento, mas caracterizada pela perda involuntária de urina, como explica o urologista credenciado ao Cartão São Gabriel, Dr. José Ronaldo.



“A Incontinência Urinária está entre as patologias do trato urinário mais comuns no Brasil, que pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são embriaguez, indisponibilidade de banheiros, tosse, espirros, ansiedade extrema ou riso intenso, afirma o médico, que também ressalta fatores de risco desta enfermidade.

“Alguns fatores de risco são cruciais para que aconteça a doença, como a idade, onde cerca de três ou quatro em cada 10 mulheres na meia-idade e mais velhas relatam ter incontinência urinária; a raça, com mulheres brancas são mais propensas a ter incontinência urinária de esforço em comparação com mulheres afro-americanas e asiáticas; obesidade e outras doenças como neurológicas ou diabetes podem aumentar o risco de incontinência”, explica.

“O urologista ainda enfatiza acerca do tratamento. “tudo depende do tipo de incontinência, da sua gravidade e da causa subjacente. Alguns especialistas podem diagnosticar uma incontinência urinária como Clínico geral, Urologista, Ginecologista e Geriatra”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário