segunda-feira, 21 de março de 2022

Alunos do SENAI-PE conquistam medalhas em seletivas nacionais para a WorldSkills

 Após uma semana de disputas, o SENAI Pernambuco garantiu uma medalha de prata e outra de bronze nas seletivas nacionais para a 46ª WorldSkills, maior competição do mundo de profissões técnicas. Thiago Vieira garantiu o segundo lugar na fase nacional da modalidade de Tecnologia de Laboratório Químico (#52), que foi realizada ao longo desta semana no Paraná. Já Wesdra Silva conquistou a medalha de bronze na ocupação Refrigeração e Ar-Condicionado (#38), cujas seletivas ocorreram aqui no Recife, no SENAI Santo Amaro. Os resultados foram divulgados na tarde desta sexta-feira (18).

 


Ao longo da semana, ambos os competidores precisaram cumprir diversas atividades relacionadas à suas respectivas profissões. Na modalidade Tecnologia de Laboratório Químico (#52), Thiago precisou realizar seis módulos, voltados para a realização de análises quantitativas e qualitativas a partir da síntese e extração de elementos e compostos químicos. A representante da Bahia, Fernanda Cerqueira, garantiu o ouro e a vaga na delegação brasileira que seguirá para Xangai, em outubro, para a WorldSkills.

 

Já na modalidade de Refrigeração e Ar-Condicionado (#38), Wesdra foi submetido a provas como a instalação de um sistema frigorífico e a resolução de defeitos em um ar-condicionado. Nessa ocupação, a medalha de ouro e a vaga para representar o Brasil em Xangai ficaram com Henrique Heleno, do estado de São Paulo.

 

“Esses resultados são importantes para a nossa instituição e para nossos competidores porque mostram que estamos entre os melhores do País, e isso nos orgulha. Muito mais do que medalhas, o legado que esses estudantes deixam é o da importância do ensino técnico de qualidade para o desenvolvimento da nossa indústria”, comemora a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto. Vale lembrar que o Estado já conta com um representante na 46ª WorldSkills: Pedro Lucas Cavalcanti, que garantiu a vaga na modalidade de Redes de Cabeamento Estruturado (#02) em janeiro deste ano.

 

Calendário – Pernambuco ainda entrará na disputa por vagas na 46ª WorldSkills em mais duas modalidades. Na próxima semana, entre os dias 21 e 25 de março, o competidor André Henrique estará no Paraná, onde participará das seletivas para a modalidade Tecnologia da Água (#55). Já Magdiel Silva seguirá para a Paraíba, onde representará o Estado na fase nacional da modalidade de Desenho Mecânico em CAD (#05).

 

WorldSkills - A WorldSkills foi criada em 1950, após a Segunda Guerra, com o objetivo de incentivar os jovens a adquirirem os conhecimentos necessários para a construção de um mundo devastado pelas guerras. O SENAI participa do evento desde 1983 e, a cada edição, o Brasil vem ganhando mais destaque na competição. A primeira participação do SENAI Pernambuco ocorreu em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, ano em que Eduardo Alcântara garantiu o bronze na modalidade Mecânica de Precisão, na Suíça. Ao todo, o estado soma quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

 

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário