terça-feira, 22 de março de 2022

Pernambuco e Alagoas discutem ações integradas para fortalecer trabalho dos conselhos tutelares

 Para fortalecer a adesão ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT) em Pernambuco e em Alagoas, representantes dos dois estados participaram de uma reunião com o oficial de Proteção do Fundo das Nações Unidas (Unicef) no Recife, Augusto Souza. O esforço foi para alinhar ações de incentivo ao uso da ferramenta por conselheiros tutelares. O encontro ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), na capital pernambucana.

 


O Sipia-CT tem abrangência nacional e desempenha um papel fundamental no registro de dados que contribuem para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, como o relato de situações de violação, por exemplo. Para alcançar a plena utilização do sistema, ações de incentivo têm sido desempenhadas, como capacitações junto às equipes municipais. Esse trabalho é realizado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude e da Coordenação Estadual do Sipia-CT.

 

Conforme a coordenadora estadual do Sipia-CT em Pernambuco, Renata Marinho, o uso do sistema é considerado um indicador que as prefeituras devem atender quando pleiteiam a certificação do Selo Unicef, o que é mais uma iniciativa de estímulo à adesão à ferramenta pelos profissionais dos conselhos tutelares. “Durante a reunião, pudemos alinhar ações futuras para a realização de encontros nos municípios pernambucanos e alagoanos com o objetivo de incentivar a plena utilização do Sipia”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário