segunda-feira, 21 de março de 2022

Março Verde: especialista alerta para o cuidado com a saúde dos olhos

 Estamos no Março Verde, Campanha de Conscientização em Saúde Visual. Período para refletir sobre os cuidados com os olhos, assunto muito relevante, que atinge diretamente a população brasileira. De acordo com dados do CBOO (Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria), quase 100 milhões de brasileiros têm ou começaram a desenvolver um problema de visão, algo que pode ser diminuído com cuidados preventivos, como explica o oftalmologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. Felipe Patriota.



“Nossos olhos sofrem constantes agressões pelo meio ambiente ou atividades exercidas no dia a dia, por isso, precisamos ter alguns cuidados que podem ser físicos, com o óculos que exerce barreira mecânica ao contato com esses agentes e também os filtros promovidos pelos tratamentos nas lentes como antirreflexo – podendo ser também com filtro de luz azul”, ressalta Patriota.

A poeira, poluição, variações de temperatura, umidade ambiental, radiação proveniente de telas e da luz solar são exemplos de condições modificadoras da saúde ocular. Por isso, o médico também enfatiza ações simples no cuidado com a visão. “Os cuidados também podem ser implementados com atitudes que tomamos ao longo das nossas atividades de trabalho ou estudo, como intervalos entre os períodos de leitura, a cada uma hora, descansar a visão cinco minutos, preferencialmente olhando para algo distante – além de 2 metros, piscando os olhos para renovação da lágrima e mantendo uma boa postura em relação a posição dos olhos centralizados com a tela, evitando estar muito acima ou muito abaixo da linha de visão”, orienta.

O oftalmologista conclui destacando os cuidados via medicamentos. “Os cuidados terapêuticos envolvem prescrições de uso de colírios lubrificantes, direcionados ao perfil do paciente e até alimentos e comprimidos de vitaminas que podem otimizar a produção de uma lágrima com melhor qualidade, aliviando os sintomas relacionados aos olhos ressecados e regenerando as lesões causadas pela exposição a esses fatores”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário