terça-feira, 8 de março de 2022

Pernambuco tem novo laboratório de análises da qualidade hídrica de rios e praias

 O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta terça-feira (08.03), as novas instalações do Laboratório Professor Adaucto da Silva Teixeira. Com investimento de R$ 5,3 milhões, o equipamento, localizado na Praça Farias de Neves, no bairro de Dois Irmãos, zona norte do Recife, vai ampliar o trabalho de análise físico-química e bacteriológica para a água, além de proporcionar mais celeridade nas respostas do monitoramento da qualidade das águas dos rios, praias (balneabilidade) e reservatórios do Estado.

“Temos a preocupação de providenciar as ferramentas necessárias para tudo que precisa ser fiscalizado, controlado e planejado em Pernambuco. O laboratório está equipado para dar respostas rápidas a tudo aquilo que precisa ser feito para que as pessoas possam, efetivamente, saber que moram em um Estado que faz um controle adequado dos seus recursos hídricos e da qualidade do ar”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o laboratório tem um destaque especial, por ter dado origem à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em 196. Com a inauguração do novo equipamento, o laboratório de análise de ar e da qualidade do solo também será reativado. “Com isso, somado ao que já se faz em termos de análise de água e de um cuidado geral do meio ambiente, a CPRH se tornará um equipamento de referência para os municípios, empresas e também para o Governo do Estado”, explicou Bertotti.

O novo laboratório conta com mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, com 22 salas onde serão distribuídos os setores administrativos (recepção, sala de reuniões, gerências), o setor de amostragem e o setor de biologia (laboratórios de microbiologia e hidrobiologia) e de físico-química. “A construção do prédio do laboratório representa uma conquista muito grande para o estado de Pernambuco e para a CPRH”, disse o diretor-presidente da agência, Djalma Paes.

Também participaram da inauguração a vice-governadora Luciana Santos; a secretária-executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inamara Mélo; a presidente da Compesa, Manuela Marinho; a procuradora do Ministério Público de Pernambuco, Cristiane Roberta; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota; e o secretário de Meio Ambiente do Recife, Carlos Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário