quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Pernambuco terá selo para certificar acesso a eventos de forma segura

 O Governo de Pernambuco anunciou, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (19.08), o Passe Seguro PE, selo que certificará os aplicativos que garantirão o acesso, com agilidade e segurança, a eventos e shows. A vacinação adiantada e os mais de um milhão de exames de antígeno que serão realizados no Estado, por meio do TestaPE, permitem a organização para o momento futuro, quando essas atividades voltarão a acontecer. O selo, que será lançado na próxima segunda-feira (23.08), estará disponível no site pecontracoronavirus.pe.gov.br, com todas as informações úteis e critérios de participação.



De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, os protocolos para a realização de eventos-teste com o retorno do público já estão sendo discutidos com os setores envolvidos. Empresas e startups de tecnologia estão sendo convidadas para desenvolverem ferramentas que, de forma rápida e segura, verifiquem, por exemplo, informações sobre o esquema vacinal e testes de RT-PCR negativos de quem deseja participar desses eventos. Mas antes de serem colocadas à disposição das pessoas, passarão pela aprovação de uma comissão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), da Vigilância Sanitária e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).


“A ferramenta que tiver o Passe Seguro PE vai poder fazer a checagem de autenticidade do passaporte através de decodificação criptografada do próprio QR Code, gerado através de um aplicativo, sem necessidade de acessar a internet. Além disso, será apresentada a foto do cidadão, permitindo ter a certeza de que realmente é aquela pessoa que vai participar do evento”, explicou Ana Paula.


A secretária acrescentou que, com o selo, vai ser possível verificar exames de Covid-19 negativos, com base nos laboratórios, e exames de IGG positivos. “Por conta ainda da verificação antecipada de veracidade e autenticidade, vamos conseguir reduzir a aglomeração e o tempo de permanência nas filas para a entrada nos eventos”, enfatizou.


Ana Paula aproveitou para lembrar as regras em vigor no Plano de Convivência com a Covid-19. “Todas as atividades econômicas no Estado continuam liberadas para funcionar até meia-noite, em qualquer dia da semana. Segue o distanciamento mínimo de um metro nos salões de beleza, clínicas, colações de grau, aulas da saudade ou cultos ecumênicos, assim como em eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas e parques temáticos. Já nos bares e restaurantes, o distanciamento entre as mesas tem que ser de 1,5 metro, e as apresentações musicais continuam permitidas com até cinco integrantes, mas sem espaço para dança”, frisou.


Apesar das flexibilizações, a secretária fez questão de fazer mais um apelo: “Vamos continuar respeitando os protocolos gerais de prevenção ao coronavírus validados pela Organização Mundial de Saúde, utilizando máscaras de proteção, fazendo a higiene das mãos e das áreas de contato e manter o distanciamento social. É bom para a saúde de todos e, consequentemente, para a manutenção das atividades econômicas em funcionamento no Estado”, concluiu Ana Paula.


Foto: Hélia Scheppa/SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário