quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Após retomada, Pernambuco apresenta recuo de 1% no consumo nas classes C e D

 O consumo nas classes C e D em Pernambuco teve um comportamento semelhante ao do País em junho. Após alta em maio de 4% em relação a abril, o estado apresentou uma retração, desta vez de 1% ante o mês anterior, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Banco Santander. O levantamento, realizado mensalmente para tentar traçar o perfil do consumidor nessa camada da população, apontou uma queda nas compras no País de 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio

 


O resultado de junho em Pernambuco tirou o freio na queda consecutiva de consumo percebida pela Superdigital nas pesquisas dos meses de abril, março e fevereiro, quando houve uma retração de, respectivamente, 9%, 0,1% e 13% no estado.

 

Ao contrário dos resultados dos outros estados brasileiros, o setor de Companhias Aéreas fechou o mês negativo em 52% em Pernambuco. Rede Online e Prestadores de Serviços também tiveram declínio de 30% e 17%, respectivamente. Em contrapartida, houve crescimento em Hotéis e Motéis (47%), Combustível (26%) e Automóveis e Veículos (8%).

 

Em relação aos demais estados do Nordeste observados pela Superdigital, o desempenho percentual de Pernambuco, em junho, foi igual ao da Bahia, já que ambos retraíram em 1%, e superior ao do Ceará, com queda de 3%. Em maio, Pernambuco foi o único dos três que apresentou crescimento na ocasião.

 

A maioria das regiões do Brasil apresentou queda em junho comparado com o mês anterior. A queda mais expressiva, com 17%, foi vista na região Norte, seguida por Sul (-7%), Nordeste (-4,5%) e Sudeste (-4%). O Centro-Oeste foi exceção e teve uma leve alta de 0,5%. 

 

No Brasil em geral, os recuos mais significativos foram vistos nos setores de Diversão e Entretenimento (-9%), Prestadores de Serviços (-7%), Serviços (-7%), Telecomunicações (-5%) e Drogaria e Farmácia (-4%). Na outra ponta, cresceram os gastos com Companhias Aéreas (21%), Rede Online (12%), Hotéis e Motéis (8%) e Automóveis e Veículos (3%).

 

O levantamento da Superdigital mostrou que não houve grandes mudanças na divisão dos gastos mensais das classes C e D. Supermercado continua sendo o setor mais representativo, com 34% do total, seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em junho, 81% dos gastos totais foram feitos presencialmente. Contudo, foi possível observar pelo estudo da fintech que caiu a participação online no total dos gastos online com Serviços, Prestadores de Serviços e Diversão e Entretenimento.

 

Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, as pessoas estão se sentindo mais seguras para irem às ruas e consumirem. “Podemos ver um grande aumento nos gastos do setor de turismo, com Companhias Aéreas e Hotéis. Ou seja, as pessoas, aos poucos, estão voltando a viajar. Acreditamos que o recuo nos gastos gerais em junho seja pontual. Também não podemos esquecer que maio foi um mês de grande recuperação e com uma data importante para o comércio, que foi o Dia das Mães. Por isso, para nós, era esperado que junho apresentasse arrefecimento, mas continuamos acreditando num segundo semestre bom para o varejo”, avalia a executiva.

 

Para acessar os dados completos da pesquisa, entre no endereço https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_jun21_estados_pdf.pdf.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário