segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Projeto da UNINASSAU leva serviços de saúde gratuitos à população

Diversos cursos da Faculdade UNINASSAU Caruaru estarão reunidos nesta quarta-feira (26) em mais uma edição do projeto ‘’Faculdade na Comunidade’’. Os cursos de Biomedicina e Odontologia estão à frente do projeto, que levará à população do bairro do Salgado (o mais populoso da cidade) dezenas de serviços e atividades gratuitos.  O evento social acontece das 08h30 às 12h, em frente à sede da Igreja de Deus no Brasil, parceira na realização dessa atividade.

Entre os serviços de saúde que serão ofertados estão o de escovação, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, análise por luz de wood (lâmpada fluorescente que serve para iluminar regiões de difícil visualização) da pele e couro cabeludo, realização de detecção de dermatomicoses (infecção que afeta a pele lisa do tronco, o couro cabeludo, entre outras partes do corpo).

Ainda serão disponibilizados pesagem e determinação de IMC (índice de massa corporal), avaliação física, orientação de descarte de medicamentos e fitoterápicos. A programação reserva também a doação de mudas de plantas medicinais e orientações sobre doenças de comorbidades- existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa- e qualidade de vida.

Mais de 200 alunos e dezenas de professores da UNINASSAU participarão desse projeto, que é realizado em todo o Brasil pelo Grupo Ser Educacional, do qual a IES faz parte, e tem como grande objetivo a articulação e promoção de ações que possibilitem a inter-relação entre a faculdade e a comunidade local, regional ou nacional.

O coordenador adjunto do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Rônio Galindo, ressalta a importância desse projeto para a sociedade. ‘’O Salgado é o bairro mais populoso de Caruaru, e por mais que o poder público se esforce, não atinge todas as pessoas. E a gente levando essa ação de saúde contribui na melhoria da qualidade de vida para as pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a determinados serviços’’, destaca.

O coordenador ainda ressalta que esse projeto é importante para o estudante pois amplia o contato direto com a população que será o público alvo deles. “Lidar ainda mais com o ser humano e ter a oportunidade de colocar em prática o que foi vivenciado em sala de aula são os grandes diferenciais para eles. Com a ação queremos ainda ensinar para os nossos discentes que não é apenas num consultório que a gente pode ajudar as pessoas’’, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário