quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Pesquisa levanta dados históricos de Caruaru

O projeto de pesquisa As origens do Poder Político em Caruaru é uma iniciativa dos cursos de Administração Pública e Ciência Política da Asces-Unita, dentro do Grupo de Pesquisa Aplicado à Administração Pública (GPAP).

O objetivo é compreender o surgimento das instituições políticas da cidade de Caruaru no século XIX, a dinâmica da política local e sua interface com o desenvolvimento econômico.


O projeto teve início em fevereiro de 2018 e já digitalizou documentos históricos com informações importantes sobre a cidade no Arquivo da Câmara de Caruaru, no Arquivo Publico de Pernambuco e no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. O professor Vanuccio Pimental relata a importância do levantamento para compreensão dos pilares político-econômico que conduziu à Caruaru de hoje "identificar como a sociedade defendia seus interesses econômicos dentro da câmara, como a câmara exercia seu papel regulador das atividades econômicas, quais as principais atividades econômicas da região, quem possuía mais negócios, mais riqueza e qual o papel dos escravos na economia da cidade. Ao mesmo tempo, vamos abordar as questões políticas concentrando nossa análise nos processos eleitorais, nas querelas partidárias e como se organizava a atividade política dentro da casa, quem era situação e quem não era situação, quais os principais pontos de embate entre os grupos políticos da cidade. Assim, vamos conseguir entender um pouco da evolução política e econômica da cidade no século XIX. "

A conclusão do projeto está prevista para o ano de 2019 com a publicação de um livro em homenagem aos 60 anos da Asces-Unita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário