segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Identidade visual do 5º Festival de Cinema de Caruaru é assinada por Marcos Buccini

Todos os anos, o Festival de Cinema de Caruaru conta com uma nova identidade visual que representa a proposta do evento. Em 2018, quando o festival chega a sua quinta edição, o conceito foi elaborado pelo pesquisador, designer e cineasta Marcos Buccini e reuniu recortes de diversos filmes nacionais e internacionais.

"A ideia era montar um projetor de cinema com partes de diversas imagens. Os rolos de filme são montados com pedaços de filmes clássicos brasileiros e internacionais. O projetor, em si, é como se fosse um ser vivo, que tem um coração, um olho, cérebro e boca, que é a lente", descreveu o artista.


A inspiração de Buccini foi a produtora pernambucana Produções Ordinária, que trabalha com animações em stop-motion utilizando o recurso dos recortes. O estilo já foi utilizado para produzir filmes e séries.

"Eu me baseei no trabalho delas, nessa coisa da imagem recortada, da textura do papel. Eu fiz com imagens digitais, mas tentando simular a questão do recorte analógico", relatou.

A quinta edição do Festival de Cinema de Caruaru acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro, no Teatro Difusora.


Sobre Marcos Buccini

O pernambucano Marcos Buccini é doutor em Comunicação e mestre em Design. No cinema, já atuou como diretor, produtor e roteirista. Além disso, fundou e coordenou o Núcleo de animação da Faculdade Barros Melo (AESO) e faz parte da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Em 2017, lançou, no Festival de Cinema de Caruaru, o livro 'História do Cinema de Animação de Pernambuco'. Outros títulos publicados são 'Tipos de Movimento' e 'Introdução ao Design Experiencial'.

Atualmente, é professor no curso de design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, onde ministra aulas sobre animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário