segunda-feira, 12 de julho de 2021

Prefeitura de Caruaru lança roteiros sobre quatro atrativos turísticos

 A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), elaborou roteiros direcionados para quatro dos principais equipamentos turísticos da Capital do Agreste: Feira, Alto do Moura, Monte do Bom Jesus e Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos). A iniciativa visa impulsionar a cadeia econômica local, estimulando visitações maiores por parte de turistas e da própria população caruaruense. 



Para chegar até as confecções dos roteiros, a Sedetec, juntamente da instituição parceira, Sesc-Caruaru, realizou estudos nos locais definidos durante o primeiro semestre deste ano. Neles foram analisados os atrativos turísticos a serem explorados que fazem parte dos segmentos do comércio, serviços, esporte e lazer, dentre outros. Em tempos ainda de Covid-19, a escolha por quatro equipamentos com atividades ao “ar livre” não foi à toa, haja vista que, segundo especialistas da área de saúde, são justamente nesses ambientes em que se há menos probabilidade de contato com o vírus em relação aos lugares fechados.

Conforme ressaltou o secretário da Sedetec, André Teixeira Filho, a criação dos roteiros só vem a fortalecer ainda mais a economia da Capital do Agreste. “Na medida em que oferecemos esses conteúdos, incentivamos os caruaruenses a vivenciarem um pouco mais dos equipamentos turísticos da cidade, bem como as agências de turismo local poderão comercializar mais pacotes com destino final para Caruaru. Essa é mais uma iniciativa do governo de Raquel Lyra, voltada para o setor de turismo local. Além dela, várias outras novidades serão percebidas pela nossa população ao longo dos próximos meses”, disse. 

Os quatro espaços turísticos dispõem de Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde podem ser repassadas informações sobre os roteiros. Além disso, assim como os demais espaços turísticos da cidade, vêm cumprindo todos os protocolos sanitários de segurança no combate à proliferação do novo coronavírus. Ao todo, a Sedetec desenvolveu dois integrados, sendo eles: Feira de Caruaru/Monte do Bom Jesus; Alto do Moura/Monte do Bom Jesus. Confira abaixo, os roteiros sugeridos pela pasta, com breve apresentação sobre cada espaço.

Feira de Caruaru

Responsável pelo surgimento da vila, que, posteriormente, daria origem ao município de Caruaru, a Feira recebeu, em 2006, o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por resguardar diversos aspectos da cultura local, como os costumes, a literatura, a música e a gastronomia. Fica localizada no Parque 18 de Maio, no centro de Caruaru, oferece 14 feiras livres, bem como dispõe de equipamentos como o Polo Gastronômico e o Mercado da Carne.

Roteiro

Início às 9h, no Pórtico da Feira. Visitações às feiras do Importado, Alumínio, do Barro Utilitário, de Raiz e Plantas e Ervas Medicinais, de Farinha, de Massa e Gomas, de Bolo, Doce e Guloseimas, além de Roupas e Calçados e de Artesanato. Na sequência da visitação, tempo livre para compras e almoço no Polo Gastronômico. Encerramento previsto do roteiro às 13h.

Alto do Moura

Considerado um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas, o Alto do Moura, que fica a sete quilômetros do centro de Caruaru, dispõe de diversos ateliês de ceramistas inspirados na arte do Mestre Vitalino. Por lá, os visitantes ainda podem desfrutar da rica culinária regional nos bares e restaurantes, bem como se hospedar em pousadas charmosas e aconchegantes. Além disso, o Alto do Moura é sede de uma área pastoral diocesana e possui as igrejas de São José, São Sebastião e de São Francisco.

Roteiro


Início às 9h, na Praça do Artesão. Visitações ao ateliê Mestre Zezinho Muriçoca, Memorial Mestre Galdino, Ateliê Mestra Terezinha Gonzaga e Família, Ateliê Severino Vitalino e Família, Memorial Mestre Manuel Eudócio, Ateliê Mestra Marliete Rodrigues, Ateliê Família Zé Caboclo, Ateliê Mestre Luiz Antônio, Ateliê Mestre Zé Galego, bem como a Casa-museu Mestre Vitalino e ao Ateliê Mestre Luiz Galdino. Na sequência, tempo livre para compras e almoço nos restaurantes. Encerramento previsto do roteiro às 13h.

Monte do Bom Jesus

Localizado também no Centro, o Monte do Bom Jesus é um elemento emblemático da paisagem urbana de Caruaru. Com vegetação e relevo singulares, o local oferece aos visitantes uma vista de 360 graus, sendo o ponto mais alto da Capital do Agreste. Além da paisagem única, o Monte ainda dispõe de espaços para prática da fé e de lazer.

Roteiro

Início às 15h, na frente da árvore “Barriguda”. Circulações pelo 1º Mirante, imagem de Nossa Senhora dos Pobres, Igreja do Bom Jesus, e imagem de Santa Luiza; cruzeiro do Vigarinho, escadaria Vias Crucis, 2º Mirante e Anfiteatro, além 3º Mirante. Na sequência, lanche nas tapioqueiras. Encerramento previsto do roteiro às 18h.

Serra dos Cavalos

Composta por 359 hectares de Mata Atlântica, Serra dos Cavalos é reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do Nordeste. Habitada por diversas espécies de animais, sobretudo mamíferos, aves e répteis, também dispõe de três açudes. Seu rico cenário natural é ideal para prática de trilhas e acampamentos.  Ainda oferece Ecovila, hospedagens em chalés ou em campings, bem como restaurantes com comida regional e vistas panorâmicas privilegiadas.

Roteiros de trilhas elaborados para o local, das 7h até as 14h.


1 --- Passeio Parque Rosa


Percurso: Trilhas do Pintor-Verdadeiro, do Jatobá, do Pau-Brasil e da Macambira.


2 --- Passeio dos Açudes


Percurso: Trilhas do Pintor-Verdadeiro, da Macambira, da Velha Joana e da Capivara.


3 --- Desafio das Corredeiras


Percurso: Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, do Cedro, Estrada dos Quandús, da Capivara e do Pintor-Verdadeiro. 


4 --- Desafio Floresta dos Pinheiros


Percurso: Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, do Cedro, da Macambira, bem como das Estradas das Curuanhas, de Santa Maria, da Velha Joana e do Pintor-Verdadeiro.


5 --- Desafio da Amazônia do Agreste


Percurso: Trilhas do Pintor-Verdadeiro, da Capivara, da Macambira, Estrada dos Quandús, Velha Joana, do Guilherme, do Capoeirão e de Manoel da Mata. 


6 --- Desafio Floresta dos Gigantes


Percurso: Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, da Jaqueira, da Gameleira, do Abacate, do Toiô, do Cedro, do Pintor-Verdadeiro e da Capivara, além das Estradas de Santa Maria e das Curuanhas.


7 --- Trilhas do Rhipsalis, Velha Neném, da Jaqueira, da Gameleira, do Abacate e do Toiô, além das Estradas de Santa Maria, do Capoeirão, Manoel da Mata, da Velha Joana e da Macambira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário