quarta-feira, 14 de julho de 2021

Estudantes do Agreste de PE se classificam para final nacional do “Desafio

O Agreste de Pernambuco contará com três representantes do ensino médio na etapa nacional do concurso de redação “Desafio Escreve Aí”, promovido em todo o Brasil. O evento é realizado e administrado pelas intuições de ensino superior UNIFAVIP – Caruaru-PE, UNIFBV – Recife – PE, FACI – Belém – PA, UNIFACID – Teresina – PI, UNIMETROCAMP – Campinas – SP, com o intuito de fomentar a educação. O objetivo do desafio é promover a busca da redação nota 1000 para o ENEM, por meio de uma competição entre as escolas com alunos regularmente matriculados no 1ª, 2º e 3º ano do ensino médio, da rede pública e privada do Brasil.  



Wisllyane Maria Ferreira dos Santos , estudante do 2º ano da Escola Professor Mario Sette, em Caruaru; Aurora Gyovana de Melo Freitas, aluna do 1º ano do Colégio Cinder, de Lajedo; e Alan Pereira de Siqueira Nascimento, do 3º ano do Colégio Diocesano de Caruaru, foram os vencedores da etapa regional e agora estão na final, com estudantes de várias escolas do país.

Participante caruaruense, Alan Pereira destaca a motivação para participar da competição, de olho na preparação para um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. “A competição me dá a oportunidade de melhorar em redação e me preparar melhor para o ENEM, além de poder obter conhecimentos sobre os temas”, ressalta.

O concurso foi realizado em quatro etapas com atividades distintas para os estudantes do Ensino Médio. A primeira etapa consistia na inscrição, seguida da produção textual e a terceira fase o estudante deveria produzir um vídeo com a defesa de forma on-line e criativa a ser avaliado pela banca examinadora, e na final os 10 classificados participaram de uma banca on-line para defender a redação que escreveu. O primeiro colocado de cada série passava para a etapa nacional, que vai acontecer de forma on-line no dia 14 de julho das 14h às 17h.

“O Desafio Escreve Aí veio para impulsionar as escolas de Caruaru e região, promovendo uma competição na qual o conhecimento e a argumentação são os destaques”.  Esclarece Roneberg Arruda , Supervisor de Relacionamento com Escolas do UniFavip, Instituição parceira do projeto, na promoção do desafio em Caruaru e região.

“Em qualquer ação que fazemos, partimos do princípio de sempre amadurecê-la e discuti-la na prática. É com esse pensamento que venho agradecer a forma clara e lúdica que o Concurso de Redação ESCREVE AÍ aconteceu. Sou professor de redação há 8 anos e em tempos de Pandemia, trabalhar com produção de texto ficou bem complicado, devido às diversas situações. Muitos alunos não acreditavam neles mesmos.  O UniFavip, trouxe de forma muito suave, o passo a passo para construção do concurso e a alegria da culminância do resultado”, afirma o professor Thiago Neto, que acompanha e orienta estudantes de algumas escolas de Caruaru no desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário