terça-feira, 27 de julho de 2021

Diogo Moraes e Alberes Lopes debatem a ampliação de qualificação profissional para Vale do Catimbau e Agreste pernambucano

 

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) se reuniu com o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, na sede da pasta estadual, para tratar de pautas de qualificação para a população pernambucana. Diogo abriu o encontro falando sobre a importância da profissionalização dos guias turísticos e toda cadeia produtiva que atua no Vale do Catimbau, em Buíque, importante ponto turístico do Sertão do nosso Estado. Além disso, foram tratadas também a possibilidade de agendas no Agreste pernambucano. 




“Visitamos, recentemente, a região do Vale do Catimbau e vimos como é necessária a capacitação dos profissionais que estão envolvidos com toda cadeia produtiva do Turismo naquela região, que é tão rica culturalmente. Sabemos que a pandemia trouxe como novo cenário a valorização do turismo local e precisamos aproveitar esse momento para fortalecer o nosso Estado, qualificando os profissionais e estruturando o turismo das cidades”, afirmou. 


Junto com Diogo, Alberes alinhou a realização de cursos que serão feitos em Jataúba e Taquaritinga do Norte. Em Jataúba, por exemplo, está sendo negociada uma capacitação para mulheres que trabalham com renda renascença, porém os detalhes ainda estão sendo articulados internamente, pois dependem de emenda ao programa Mãos que Criam. Em Taquaritinga, o forte do debate será a produção de café municipal e o turismo. 


“O mais importante é o estímulo à qualificação da mão de obra que a gente tem, principalmente nessas duas cidades, de setores importantíssimos. Primeiro, em Jataúba, na questão das rendeiras, muito forte na capital da moda íntima brasileira, onde se fabrica mais de 30 milhões de peças, a gente vislumbrar a presença da Secretaria fomentando esse segmento tão importante. Em Taquaritinga do Norte, estamos comentando com o secretário Aalbers Lopes e com o governador Paulo Câmara dois vieses: primeiro a questão da produção do café, que é único no País e ganhou prêmios mundiais. E tem como também as questões dos cursos para hotelaria e guias turísticos que irão ser extremamente importantes para a cidade que é rica no turismo de eventos, no ecoturismo, no turismo de compras, de esporte e aventura. Todas as pessoas precisam estar preparadas para essa retomada da economia”, disse o deputado estadual Diogo Moraes. 


Para o secretário Alberes Lopes, é importante que o Governo do Estado esteja sempre próximo do Legislativo estadual. “Quero destacar a atuação do deputado Diogo Moraes, principalmente na região Agreste, que vem sendo incisiva e importantíssima para que a gente possa qualificar os trabalhadores e levar a geração de renda para aquelas localidades, explorando as potencialidades existentes. Sabemos que a região, além da moda e da confecção, tem outros potenciais, como o turístico como o do café;  E é isso que a gente vai fazer, vamos explorar mais essas potencialidades”, declarou o secretário Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.



Fotos: Ivaldo Regis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário