terça-feira, 30 de março de 2021

Visitas presenciais às unidades da Funase serão retomadas nesta quinta

 As visitas presenciais aos centros da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), suspensas desde 8 de março como medida de prevenção ao coronavírus, serão retomadas nesta quinta-feira (1º). A decisão ocorre com base no novo Plano de Convivência com a Covid-19, que será implantado pelo Governo de Pernambuco ao longo de abril. Cada socioeducando poderá receber, quinzenalmente, apenas uma pessoa por dia de visita, em horário reduzido, conforme calendários específicos para cada unidade socioeducativa. Segue proibido o acesso de idosos, crianças, pessoas com comorbidades e com outros fatores de risco.

 


Para entrar nas unidades da Funase, será necessário usar máscara, higienizar as mãos e ter a temperatura corporal aferida. Alimentos perecíveis não poderão ser levados. Embalagens terão que ser higienizadas nas portarias. Dentro das instalações, o contato entre adolescentes e familiares deverá ocorrer em áreas abertas, como espaços de convivência e quadras poliesportivas. Essas e outras orientações de prevenção estão previstas em um protocolo da instituição que vigora desde agosto de 2020.

 

A retomada das visitas presenciais vai ocorrer em 15 unidades socioeducativas situadas em nove municípios: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. Ao todo, 792 adolescentes e jovens serão impactados pela medida. Mesmo mediante a autorização para acesso de visitantes, a Funase seguirá colocando à disposição de socioeducandos e familiares o contato por meio de videochamadas em equipamentos institucionais.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, o sistema socioeducativo tem buscado acompanhar as medidas governamentais no esforço de prevenção ao coronavírus. “Em 2020, chegamos a determinar a interrupção das visitas entre abril e agosto. Depois disso, autorizamos a retomada com todos os cuidados, até que, recentemente, acompanhamos as novas medidas adotadas no Estado para resguardar a população. Contamos, mais uma vez, com a colaboração da comunidade socioeducativa para seguir os protocolos estaduais e da Funase nessa nova fase de convivência com o vírus”, diz.

 

A presidente da Funase, Nadja Alencar, explica que familiares que tiverem dúvidas sobre o calendário de visitas podem entrar em contato com as equipes de referência de cada unidade. “As medidas de cuidado com a saúde dos adolescentes e dos servidores estão sendo reforçadas de forma constante. Recentemente, recebemos mais 2.100 máscaras para distribuir nesses espaços, além de destacarmos a necessidade de cumprimento das outras orientações que estão em nosso protocolo. É uma retomada que acompanha o que se passa fora dos muros da Funase, com toda a responsabilidade que o momento exige”, avalia.


Imagem: Divulgação/Funase

Nenhum comentário:

Postar um comentário