quarta-feira, 18 de março de 2020

UNINASSAU Caruaru produz álcool gel para uso interno

A Faculdade UNINASSAU Caruaru está produzindo, desde a última sexta-feira (13), o álcool gel, material que vem sendo bastante utilizado pela população nos últimos dias, devido ao novo Coronavírus. A produção foi iniciada sendo feita por um grupo de alunos do sétimo período do curso de Farmácia, junto a professores e coordenação do curso e está sendo continuada por docentes e coordenador do curso, dentro dos parâmetros da farmacotécnica, com a produção em laboratório. 

Foram produzidos, até o momento, cerca de 10 litros de álcool gel, distribuídos entre um evento que reunia pessoas de fora do Estado e o uso interno para colaboradores e pessoas que circulam na Instituição de Ensino Superior (IES). 
Ainda segundo o Coordenador do curso de Farmácia da UNINASSAU Caruaru e profissional farmacêutico, Janderley Mattos, haverá continuidade a produção nos próximos dias, garantindo o abastecimento para uso interno. “Muito tem se falado da eficácia e uso do álcool gel, mas a população precisa se atentar e dar prioridade à regra básica, que é lavar as mãos com água e sabão. Quando não estiver num ambiente que propicie o indivíduo lavar as mãos, aí é indicado o uso do álcool, que pode ser em líquido, também, mas necessita ser o álcool a 70 graus”, orienta Mattos. 
O farmacêutico alerta quanto a produções caseiras do álcool gel, que estão sendo realizadas nos últimos dias por populares. “Não existe nenhuma evidência de eficácia de qualquer tipo de álcool gel produzido em casa. Então, as pessoas não podem confiar nessas produções sem um processo sério e técnico de fabricação. Além disso, há um grande risco na manipulação do álcool, por ser um produto extremamente inflamável e sua manipulação indevida pode causar sérios riscos”, alerta o farmacêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário