quinta-feira, 26 de março de 2020

Asces-Unita: 20 mil litros de álcool a 70% podem ser analisados para combate ao Coronavírus, em Caruaru

No Agreste de Pernambuco, além dos órgãos públicos de saúde, a cidade de Caruaru tem tido outros aliados no combate ao Covid-19. A Asces-Unita, centro universitário mantido pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico, é um deles. A Instituição escalou uma equipe da área de Farmácia para agir em parceria com a prefeitura na análise de aproximadamente 20 mil litros de álcool a 70%.

Isso se dá porque a cidade espera receber nos próximos dias, por meio de doação, esta grande quantidade deste produto escasso no mercado. Entretanto, para o uso com a população ou em ações de saúde pública, o álcool precisa ser testado e receber laudos oficiais de sua qualidade. É aí que está atuando o time da Asces-Unita nas análises e emissões dos documentos. Se não estiver adequado, o insumo não terá o efeito necessário, ou seja, acima de 70%, o álcool puro evapora mais rápido, pode agredir a pele e não dá tempo de matar o vírus, e abaixo disto, não é eficiente.

Semanalmente a Instituição receberá da Secretaria de Saúde, com todas as medidas de segurança, o produto para análises. O tempo médio da equipe técnica para validação de cada lote de 50 litros deste álcool é de 2h, um processo em que acontecem a estabilização da temperatura e a verificação do percentual pela metodologia de alcoometria. A capacidade do laboratório da Asces-Unita é de analisar até mil litros por semana. Após a emissão do laudo técnico de cada lote, a prefeitura fará a retirada na Instituição e caberá à Secretaria de Saúde os devidos encaminhamentos para utilização pública.

Os testes foram iniciados nesta quarta (25) e estão sendo supervisionadas pelo professor de Farmacotécnica Ellison Neves, o farmacêutico técnico Marconi Alves e outras sete pessoas. São professores e técnicos do Curso de Farmácia, além de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Instituição que formam a equipe laboratorial. Devidamente paramentados, os participantes deste trabalho atuarão em escalas de turnos e horários diferentes, bem como seguirão todas as medidas preventivas pessoais.

“Com os grandes laboratórios fechados ou sem condições de receberem novas demandas, se faz necessária a análise dos insumos em ambientes adequados e qualificados na emissão de laudos técnicos. Nós possuímos todas as credenciais para fornecer isso e com toda os protocolos para garantir a qualidade”, explicou o coordenador do curso de Farmácia da Asces-Unita, prof. Rosiel Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário