quarta-feira, 4 de março de 2020

Secretário de Saúde apresenta plano de ação contra coronavírus no Estado

Conter a entrada do novo coronavírus é o objetivo do plano apresentado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, a deputados da Comissão de Saúde da Alepe nesta quarta. As ações incluem identificar e acompanhar casos suspeitos, orientar a população e combater a disseminação de informações falsas. Ainda que o vírus passe a circular no Brasil, o gestor garantiu que não há motivo para pânico: “É bem possível que haja o surgimento, ao longo do tempo, de casos confirmados. A maior parte das situações será de casos leves, alguns serão moderados, e um percentual pequeno sejam casos graves, mas nós precisamos estar preparados para a eventualidade do surgimento desses casos”.  
André Longo citou medidas como a ampliação da rede de referência nas principais macrorregiões do Estado e o aumento da capacidade do Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, com novos leitos de enfermaria e de UTI, além da convocação de aprovados do último concurso da Secretaria de Saúde para a unidade. Doze médicos infectologistas e outros 120 profissionais, como enfermeiros e técnicos, fisioterapeutas e psicólogos vão atuar em UTI e isolamento de enfermaria a partir da aprovação na Alepe de um projeto de lei que cria cargos no Oswaldo Cruz.
O secretário pontuou que não há circulação do vírus no Brasil, já que os dois casos confirmados em São Paulo foram importados na Itália. Em Pernambuco, até agora foram descartadas onze suspeitas e quatro pacientes aguardam resultado de exames em boas condições de saúde. Ele também reforçou os cuidados que a população deve tomar: “Retomar e redobrar os cuidados com a higiene pessoal, com a etiqueta respiratória caso tenha algum sintoma, lavar sempre as mãos, perder um tempo para isso: lavar a palma, o dorso das mãos, entre os dedos, lavar as unhas. Fazendo isso, a gente está evitando a transmissão de diversos vírus, inclusive vírus que são mais perigosos que o próprio novo coronavírus”.  
Ainda nesta quarta, a Comissão de FinançasFinanças, Orçamento e Tributação da Alepe aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os impactos econômicos do coronavírus no Estado, por sugestão do deputado Isaltino Nascimento, do PSB.
O presidente do Colegiado, deputado Lucas Ramos, também do PSB, destacou que há setores da economia estadual que são mais vulneráveis a crises externas, como a indústria e o polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. O evento deve ser realizado ainda no mês de março, com data a ser confirmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário