segunda-feira, 9 de março de 2020

Cientista que sequenciou o genoma do Coronavírus palestra no Recife

O Brasil esteve nas principais manchetes do mundo nas últimas semanas por se tornar o país onde se obteve mais rapidamente o sequenciamento do genoma do Coronavírus. A descoberta foi feita por uma equipe do Instituto Medicina Tropical, de São Paulo, e a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife será a primeira instituição que receberá Jaqueline Góes, que coordenou a equipe responsável pela descoberta. 
A cientista estará no Centro Universitário na próxima sexta-feira (13), quando ministrará a palestra “Coronavírus: Sequenciamento genético, possíveis medicamentos e vacinas”. A atividade acontecerá no auditório Roque de Brito, a partir das 10h. 
A palestra tem como objetivo destacar a importância da descoberta brasileira e os possíveis tratamentos da doença que tem atingido quase todos os países do mundo. Além disso, Jaqueline também irá compartilhar suas experiências profissionais e explicar como a equipe brasileira conseguiu realizar um trabalho de 15 dias em apenas 48 horas. 
“Ficamos honrados por receber uma cientista como a Jacqueline, que escolheu a UNINASSAU para promover a sua primeira palestra sobre a descoberta. Será uma experiência única para os nossos alunos, docentes e convidados, que poderão aprender um pouco mais sobre o vírus e sobre as pesquisas desenvolvidas não só para o Coronavírus, mas também para diversas outras doenças”, explica o coordenador de extensão da UNINASSAU, Thiago Araújo. 
A palestra será aberta ao público e os interessados em participar da atividade podem realizar a inscrição por meio do site extensao.uninassau.edu.br. As vagas são limitadas. O auditório Roque de Brito fica no Bloco B da UNINASSAU Graças, localizado na R. Guilherme Pinto, 400. 

Sobre Jaqueline Góes: 
Pesquisadora negra, formada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina, mestre em Biotecnologia em Saúde pelo Instituto Gonçalo Moniz, da Fiocruz, e doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia, Jaqueline coordenou a equipe que sequenciou o genoma do Coronavírus COVID-19 no primeiro caso detectado no Brasil. A descoberta colocou o país em destaque, por ter acontecido em apenas 48 horas, já que pesquisas como esta costumam durar cerca de 15 dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário