terça-feira, 25 de maio de 2021

Curso capacita motociclistas para pilotar com mais segurança

 Pilotar sobre duas rodas requer bastante atenção e cuidados específicos para garantir a segurança. Com a finalidade de oferecer mais conhecimentos sobre a questão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), oferece o Curso de Pilotagem Defensiva com conteúdo on-line e prático. As inscrições estão abertas no site do Detran-PE e podem ser feitas por pessoas habilitadas na categoria A, que não estejam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada. As aulas acontecem nos dias 9, 23, 19 e 26 de junho, das 9h às 11h.



            O curso consiste de 2 horas teóricas, on-line, que já garantem a certificação do participante emitida pelo Detran-PE e Honda. Há ainda mais 2 horas práticas, que são opcionais por causa das restrições devido à pandemia da Covid-19. A capacitação é uma parceria do Detran-PE/Escola Pública de Trânsito com a Motoparts e Yamaha e vai preparar os condutores de motocicletas para guiar com competência, executar bem as técnicas de pilotagem defensiva, além de desenvolver atitudes cidadãs de respeito e cuidado no trânsito.

            Na parte teórica alguns pontos abordados tratam de como conduzir em condições adversas, situações de risco, as principais atenções do motociclista, transitar à noite e como evitar acidentes. Já as aulas práticas vão tratar de funcionamento de sistemas, postura correta, condução com economia, equipamentos de segurança, inspeção preventiva, manutenção, circulação, parada e estacionamento. As aulas serão ministradas pelos instrutores Hugo Leonardo, da Motoparts, e Uiractan Assis, da Yamaha.

            Para as aulas práticas, caso o participante opte pela realização, é necessário utilizar capacete próprio, além de usar calça e sapato fechado. Para efetivar a inscrição basta acessar o banner do curso no site do Detran-PE, que será direcionado para a área de inscrições. Lá é só escolher o dia disponível e preencher o formulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário