quinta-feira, 6 de maio de 2021

Campanha do CRO-PE arrecadará recursos e alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade que enfrentam a insegurança alimentar

Entendendo que a crise socioeconômica, política e sanitária no Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus elevou a insegurança alimentar no país, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) lança a campanha Odonto Solidária: a fome não espera. Doe! A campanha acontece até o dia 31 de maio e a doação mínima é de R$ 50 por depósito ou transferência bancária via Pix: contato@portosocial.com.br ou ainda doação de alimentos não-perecíveis que poderão ser doados na sede provisória do CRO-PE em Recife, ou ainda, nas Regionais – Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.

Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) em 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais, entre 5 e 24 de dezembro de 2020 apontam que a fome voltou no país. Os resultados mostram que em 55,2% dos domicílios os habitantes conviviam com a insegurança alimentar, um aumento de 54% desde 2018 (36,7%).

Em números absolutos: no período abrangido pela pesquisa, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (insegurança alimentar grave).

O cenário nada animador, o qual já registra mais de 400 mil mortes pela COVID-19 no Brasil, combina precariedade na saúde, economia em declínio e falta de políticas públicas, motiva o CRO-PE a cumprir o papel social da Odontologia. “Estamos sensíveis à realidade social do país e de Pernambuco. Não podemos ficar alheios a esta situação. A fome não espera, por isso por meio de parcerias, pessoas física ou jurídicas vamos iniciar a campanha para arrecadação de recursos e alimentos para doação”, convoca o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

A escolha da instituição beneficiada com a arrecadação foi feita em conjunto com o Porto Social parceiro na ação e será a Anjos da Noite uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos criada em 2015 para atender a demanda de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade do Recife e Olinda.

São parceiros na ação de solidariedade o Porto Social, Sindicato dos Odontologistas do Estado de Pernambuco (SOEPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Comissão de Estudantes do CRO-PE, Faculdade de Integração do Sertão (FIS), a Associação Brasileira de Odontologia – Seção Pernambuco (ABOR), Associação dos Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais de Pernambuco (ABMF-PE), Centro Universitário Unifavip e Unifacol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário