sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Professores de Pernambuco lançam manifesto em defesa da universidade e declaram apoio a Haddad

Diante da ameaça de ideologias fascistas, que buscam desestabilizar a democracia no País e retirar os direitos conquistados pela sociedade, professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação da UFPE, UFRPE, UPE e de universidades privadas do Estado lançaram, na manhã desta quinta-feira (18), o “Manifesto Democrático em Defesa da Universidade”. O café da manhã contou com a presença de autoridades e parlamentares, que se uniram à comunidade acadêmica pela garantia do Estado Democrático de Direito, no Meio do Mundo Café Bistrô,na Madalena, no Recife.


O objetivo do manifesto é buscar maior adesão de todos os que lutam por uma educação pública, gratuita e de qualidade e apontar como um caminho viável para isso o apoio ao candidato à presidência Fernando Haddad (PT) e Manuela D’ávila (PCdoB). Com um discurso alinhado nesta direção, ocuparam a mesa do evento de lançamento o governador do Estado, Paulo Câmara; a vice-governadora eleita, Luciana Santos; a secretária estadual Lúcia Mello (Ciência, Tecnologia e Inovação); o reitor Anísio Brasileiro (Universidade Federal de Pernambuco); a pró-reitora Valdenice Raimundo (Unicap); o reitor da UPE, Pedro Falcão; o presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira, entre outras autoridades. Os interessados em assinar o manifesto podem acessar pelo endereço: goo.gl/Bnr5dD

O governador ressaltou que é preciso intensificar a militância na Região Metropolitana do Recife. “Temos que fazer todo o esforço necessário nas ruas para que os valores democráticos que prezamos, da diminuição das desigualdades e da inclusão, não sofram mais ameaças. Para isso, estamos nos reunindo esta semana com os parlamentares eleitos e os prefeitos, para intensificar a campanha de Haddad no Estado. Contem conosco para avançar na luta por um Pernambuco e um País melhor”, disse Paulo Câmara.

Outros documentos em sintonia com o manifesto estão sendo elaborados nacionalmente como reiterou o reitor Anísio Brasileiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Estamos aqui juntos manifestando a luta em defesa dos valores republicanos e contra retrocessos. Paralelo a isso, os reitores das universidades federais elaboraram um documento, ontem em Brasília, em defesa da educação de qualidade e das nossas conquistas sociais, particularmente as cotas e o financiamento público, e contra todas as formas de violência no País”, disse o reitor Anísio.

Segundo o presidente da Associação de Docentes da UFPE, Edeson Siqueira, a presença maciça de docentes e de estudantes das instituições públicas e privadas no ato comprova que estamos em sintonia contra a ameaça de ideologias fascistas no País. “A comunidade acadêmica está atenta às ações e campanhas, que tendem a destruir as universidades e ameaçar a liberdade de pensamento e expressão, que dá sentido à vida acadêmica. Por isso lançamos este manifesto com apoio à candidatura à presidência de Haddad e Manuela”, disse Edeson.

Além das instituições públicas e privadas pernambucanas e de diretórios acadêmicos, estiveram presentes no ato o vice-prefeito Luciano Siqueira, o senador Humberto Costa (PT), os deputados estaduais Teresa Leitão (PT) e João Paulo, o deputado federal eleito Renildo Calheiros (PCdoB) e Milton Coelho (PSB).

MANIFESTO - Em apenas quatro dias, o manifesto dos professores reuniu 350 assinaturas, dentre elas da economista Tânia Bacelar, do ex-ministro da Ciência e Tecnologia e professor da UFPE, Sérgio Rezende, e do ex-reitor Amaro Lins (UFPE) e do reitor Pedro Henrique Falcão (UPE), Silke Weber (ex-secretária de Educação), Edla Soares, (ex-secretária da Educação do Recife|) esta última presentes ao ato de hoje

O manifesto defende o enfrentamento à intolerância, ao desrespeito, às perseguições e ao discurso do ódio, que têm ganhado espaço nas universidades. Também enaltece a importância da valorização das pesquisas diante do atual contexto de cortes no orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário