quinta-feira, 4 de maio de 2023

Taquaritinga do Norte vivenciará seus 136 anos de Emancipação Política e Prefeitura divulga Programação especial

 Na próxima quarta – feira (10), a Terra do Café, Taquaritinga do Norte, completará 136 anos de Emancipação Política. Uma vasta programação foi preparada pelo Governo Municipal para vivenciar esta data tão importante. Já iniciando hoje (04), com a inauguração do Mercado Público - Sebastião Manoel do Nascimento, no Distrito de Pão de Açúcar. A programação segue até o dia (10), com Cavalgada Ecológica, passeios ciclísticos, lançamento de livro, revista, show cultural, manhã esportiva e desfile cívico. 



Confira a programação completa

Dia 04/05 - Inauguração do Mercado Público - Sebastião Manoel do Nascimento 

Local: Distrito de Pão de Açúcar 

Hora: 18h 


Dia 07/05 - Passeio Ciclístico 

Local: Taquaritinga do Norte 

Hora: 7h 

XX Cavalgada Ecológica 

Local: Concentração na casa da fazenda do Hotel Fazenda - Comunidade de Placas. 

Hora: 7h

Shows musicais: 

Almoço: Cantor Axé 

Chegada ao Centro da cidade: Bardhigão 

Após a Santa Missa: Adriano Silva 

Kits: R$ 50.00 


Dia 08/05 - Show Cultural

Local: Altar da Pátria 

Hora: 15h 


Dia 09/05 - Lançamento do Livro "Construindo um Plano Diretor Participativo:

Experiência Metodológica Taquaritinga do Norte”

*Lançamento da Revista Café Cultural

*Divulgação da data e novidades sobre o Festival do Café Cultural 2023 

Local: Espaço Café Cultural (Sede da Prefeitura) 

Hora: 19h 

Dia 10/05 - 136 ANOS DE EMANCIPAÇÃO 

 8h - Hasteamento dos Pavilhões Oficiais 

Local: Altar da Pátria 


9h - Manhã Esportiva 

Local: Cento da Cidade 

Corrida Rústica (Saindo da Comunidade de Placas) 

Corrida do saco

Corrida do ovo 

Corrida de bicicleta

Pau dor cebo 


15h - Desfiles cívicos 

Local: Centro da Cidade 

Participação da Banda Dom Luiz de Britto, Bandas Marciais das Escolas Estaduais, Projeto PSUI, Banda Marcial Isaque Bezerra - BAMIB. 


19h - Descerramento dos Pavilhões 

Local: Altar da Patria 


19h30 - Santa Missa em Ação de Graças 

Local: Igreja Matriz de Santo Amaro

História: 
A cidade de Taquaritinga do Norte nasceu em meados do século XVIII. No início do século XIX, era um lugar já populoso, formado por terras pertencentes a dona Maria Ferraz de Brito, a qual dividiu sua propriedade em lotes, o que deu lugar ao desenvolvimento da povoação. Por conta da Lei Provincial 1 895, de 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade. O município é composto pelo distrito-sede, Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar e mais de 60 comunidades rurais. 
Localizada no Agreste Setentrional Pernambucano, a bela e pacata Taquaritinga do Norte destaca-se pelo seu agradável clima de montanha, aliado às belezas naturais. Características que fazem da cidade, rota certa para os turista no interior do estado. Com uma população de pouco mais de 29 mil habitantes, a cidade oferece uma harmonia perfeita com o meio ambiente. Nos últimos anos vem apresentando índices significativo de desenvolvimento econômico, uma vez que faz parte da Rota da Moda e da Confecção. A agropecuária também ajuda esse desenvolvimento, pois cultiva um dos melhores cafés do país o que lhe rendeu o título de Capital do Café em Pernambuco, ofertado pela ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), no ano de 2019.
É de Taquaritinga do Norte que sai mais 70% de todo café produzido em nosso estado. O café aqui produzido é da espécie Arábica Typica, primeira planta cafeeira a chegar ao Brasil no ano de 1727. O Café é o patrimônio genético da cidade. Quem aqui visita, toma, pode levar para uso e presentear, além, de realizar visitas aos sítios de café. (Com agendamento prévio). A melhor época para tal visitação é entre os meses de setembro e novembro, época da colheita e que o turista pode participar de todo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário