quarta-feira, 17 de maio de 2023

166 anos de Caruaru: a importância da nova geração conhecer a história da cidade

 Na era digital, as distâncias geográficas podem ser ultrapassadas com um click e é fácil e rápido ter informações recentes e antigas do que acontece até do outro lado do mundo. O lado negativo dessa globalização é que tem se tornado comum ter mais conhecimento sobre outras histórias e culturas do que as que estão ligadas, por exemplo, diretamente ao lugar onde vivemos. Neste sentido, a escola tem um papel fundamental em apresentar para crianças e adolescentes os fatos e atores da memória das suas cidades. 

O professor de História do Colégio GGE (unidade Caruaru), João Pedro Holanda, destaca que as datas comemorativas são oportunidades importantes que devem ser aproveitadas pela equipe pedagógica. “Nesta quinta-feira (18), será celebrado o aniversário de Caruaru. A data não é apenas um feriado. O 18 de maio serve para nos lembrar da nossa própria história. É fundamental que todos os cidadãos conheçam a trajetória dos seus antepassados, pois só assim podem construir uma sociedade consciente, que preserva a cultura presente e futura da cidade”, defende. 

Ainda de acordo com o professor, a educação básica é uma grande aliada na missão de preservar as memórias do povo caruaruense. “A disciplina de História cumpre um papel ativo na preservação do que há de melhor na tradição de Caruaru. Visto que, ao ensinar crianças e adolescentes sobre a história local, o colégio está contribuindo para a conservação da cultura e ajudando a construir a identidade do sujeito social”, finalizou.

O docente finaliza ressaltando que construir essa relação de entendimento com a história da cidade é também um ganho na formação dos alunos que serão futuros trabalhadores, dando suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico do município.  “Caruaru é o berço do São João, do artesanato de barro e integra o segundo maior  Polo de Confecções do Brasil. Então, não podemos negar que a cidade é uma referência para todo o estado de Pernambuco. Saber dessas potencialidades desde cedo fortalece o estudante que amanhã será   o/a profissional”, pontuou o professor de história do Colégio GGE.

Fundação e atuação expressiva

Embora o município tenha sido fundado em 18 de maio de 1857, já em 1681, Caruaru começou a tomar forma e passou a desenvolver sua agricultura, a partir da criação de gado na região. Na época, as terras pertenciam à Fazenda Caruru. Com localização privilegiada e estratégica no Estado, atualmente, o município exerce papel importante nas áreas acadêmica, médico-hospitalar, têxtil e de confecções, cultural e turística do Agreste de Pernambuco. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário