Com a chegada dos períodos chuvosos na Capital da Moda, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lançou nesta quinta-feira (25), a Campanha Aqui Mosquito Não se Cria, um conjunto de ações coordenadas pelas secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano, Educação e Meio Ambiente, que tem como objetivo principal a redução dos incômodos que a presença dos mosquitos causam a população, além de diminuir as transmissões de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
No lançamento, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de movimentações de conscientização, mostrando a importância da participação popular nas ações básicas de combate aos mosquitos. Ainda na ocasião, foi feita uma caminhada pelas principais vias da cidade, cartazes e faixas contendo dicas de cuidados que devem ser feitos em casa para evitar focos de proliferação.
Segundo a coordenadora da campanha Cândida Ribeiro, é crucial a cooperação dos cidadãos para o sucesso do projeto. "Um grande diferencial dessa campanha é que estamos trabalhando com diversas secretarias, alcançando assim mais pessoas. Para que haja sucesso, é de extrema importância que além da Gestão, os cidadãos façam sua parte e cuidem bem dos seus imóveis para evitar focos. Esse cuidado, além das casas, tem que ir para as ruas, especialmente locais próximos a rios, riachos e córregos", frisou.Além das secretarias municipais, o projeto ainda conta com a parceria do Departamento de Entomologia da FIOCRUZ/PE, que realiza orientações e recomendações para auxiliar no controle dos mosquitos. A CampanhaA Campanha Aqui Mosquito Não se Cria será feita através de ações integradas entre diversas secretarias, começando pela saúde, onde os Agentes de Endemias farão visitas domiciliares para tratamento dos imóveis e controle de larvas e mosquitos adultos fora dos domicílios, além de realizarem atividades educativas e o uso de ferramentas de monitoramento.Na parte da Secretaria de Serviços Públicos, será feito o controle dos focos com a limpeza e tratamento de rios, riachos e áreas adjacentes, através de mutirões de limpeza realizados quinzenalmente nos bairros. Ainda nesse ponto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizará ações educativas e corretivas em terrenos baldios, além de auxiliar nos mutirões de limpeza.A Secretaria de Educação participa através da realização de atividades de educação em saúde, com foco no tema nas escolas públicas e privadas, conscientizando os estudantes sobre a importância dos cuidados nas residências e no meio ambiente.Por fim, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente será responsável pelo monitoramento e assessoramento das ações realizadas pelas demais secretarias, fornecendo quaisquer apoios necessários para a realização das atividades.Junto da gestão, a população é peça principal da campanha, onde os cidadãos podem colaborar mantendo reservatórios de água devidamente cobertos, limpando calhas e descartando lixo adequadamente, assim evitando o surgimento de novos focos do mosquito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário