quinta-feira, 26 de maio de 2022

Aluno de Gastronomia do Senac na semifinal da Copa Brasileira de Pizzaria 2022

 Tem aluno de Gastronomia da Faculdade Senac, em Caruaru, na semifinal da Copa Brasileira de Pizzaria 2022. O chef Giordano Linhares, da Mil Pizzaria, está concorrendo com outros 35 candidatos de todo o país. A primeira etapa vai acontecer entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo. Em cada dia se apresentam 12 chefs e 3 serão selecionados para a final. No dia 10, em que acontece a segunda etapa, dos 9 finalistas, um será chancelado como campeão.


O chef Giordano Linhares está concorrendo com a pizza Bacon Tropical, que é uma pizza de bacon frito recheada com patisserie, abacaxi com canela e gengibre, finalizada com hortelã frito. “A competição pede que a pizza tenha elementos regionais. A gente tentou viajar na história de Pernambuco, com a colonização, e pegou elementos e demos a nossa cara. Por exemplo, o creme patisseri, que é feito com açúcar, usamos o mascavo e o cumaru, que é a baunilha do Brasil. A gente usou o abacaxi, da Serra das Russas, junto com um caramelizado de gengibre”, explicou o chef.

História - Giordano Linhares começou vendendo brownie em bicicleta para custear o cursinho do filho em 2015. Ele passou em medicina, os custos aumentaram e o número de bicicletas também. Mesmo com cinco food bikes e realizando eventos, não era suficiente para pagar as despesas com a faculdade do filho e ele decidiu vender hot dog. Foi um sucesso, segundo ele. 

Para atender a demanda, foi preciso abrir uma lanchonete, ampliar o cardápio com outros sanduíches, até que chegou a uma pizzaria. No ano passado Giordano venceu o concurso Sabores do Agreste e ganhou, entre outros prêmios, uma bolsa para fazer o curso superior em Gastronomia no Senac, em Caruaru. “Eu achei que sabia de alguma coisa e quando cheguei à faculdade, vi que não sabia de nada. E muita coisa da receita dessa pizza já foi de técnicas que vi lá, na graduação. Então, o curso está sendo um divisor de água para minha experiência gastronômica”, destacou o chef que disse querer ver Santa Cruz não só como Capital da Moda, mas como capital da pizza também.

Gastronomia – O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac tem cinco módulos, com disciplinas que contemplam a parte de gestão e de técnicas de cozinha, percorrendo cozinhas internacionais. As formas de ingresso são por vestibular on-line, como portador de diploma, por transferência externa ou com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2021. O edital para o semestre 2022.2 será lançado a partir do dia 30 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.facsenacpe.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário