segunda-feira, 23 de maio de 2022

“A Exportação ao seu Alcance” desmistifica atuação no Comércio Internacional para empresários

 Aparentemente complexo quando visto de fora, o nicho de exportação pode estar mais presente no dia a dia das empresas pernambucanas como segmento estratégico de atuação. Para dar a dimensão fiel da realidade desse mercado – mais acessível do que parece – o Sistema Fecomércio, via Faculdade Senac, ApexBrasil, Sebrae-PE e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) promovem, no próximo dia 25, às 18h30, o evento “A Exportação ao seu Alcance”. Além de instrumentalizar empresários interessados no setor, a iniciativa busca fortalecer o trade exportador pernambucano, com foco na atração dos médios e pequenos negócios para a exploração dos mercados internacionais. 



Gratuito e aberto ao público, o evento contará com duas palestras no auditório da Fecomércio, no bairro de Santo Amaro, que ganharão transmissão simultânea pelo YouTube do Senac-PE, do Sebrae-PE e da Adepe, para que possam ser assistidas por empresários de cidades distantes do Recife. Sob o tema “A Importância da Desmistificação do Comércio Exterior para os Pequenos Negócios”, a primeira palestra será conduzida por Adilson Paradella, professor da Faculdade Senac com atuação docente na área de Comércio Exterior. O encontro também contará com a palestra “Internacionalização e Competitividade para os Pequenos Negócios”, ministrada por Gustavo Reis Melo, analista do Sebrae Nacional com experiência na inserção de micro e pequenas empresas na internacionalização e na cadeia de valor de outras grandes empresas, como Petrobras e Gerdau. 

Oportunidade de qualificação – Durante o evento, também serão apresentadas as possibilidades de entrada na cadeia exportadora por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), um projeto da ApexBrasil, totalmente gratuito, desenvolvido pela Faculdade Senac em Pernambuco e Alagoas. A iniciativa qualificará 175 empresas dos dois estados, sendo 150 de PE e 25 de AL, para iniciarem a exportação de maneira planejada e segura. 

Atualmente, mais de 50 empresas já estão em recebendo consultoria personalizada para a melhoria de processos, adequação de produtos e serviços e identificação de oportunidades potenciais para a entrada no exterior. A consultoria tem duração média de quatro a seis meses. Ao final, os empresários terão um Plano de Exportação ou Mapa de Valor que servirão de bússola para iniciar suas exportações. “Diante do contexto econômico, enxergamos na internacionalização uma oportunidade real para os empreendedores pernambucanos e alagoanos fortalecerem o dinamismo e o valor dos seus negócios. Via Faculdade Senac, fechamos várias parcerias estratégicas com a ApexBrasil, Sebrae e Adepe para oferecer todo o apoio às empresas que pretendem exportar, buscando fortalecer os negócios e a economia local”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio. 

Movimento de exportação como tendência – De acordo com o setor de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Pernambuco possuía, em dezembro, 275 CNPJs exportadores. O número coloca o estado na 15ª colocação entre os estados brasileiros que mais exportam, com 0,9% de participação, em número de empresas, no cenário nacional. A boa notícia é que 88% das exportações pernambucanas são de produtos da indústria de transformação que têm alto valor agregado. Em comparação, no Brasil, essas exportações representam 50% e, no Nordeste, 64%. Puxado pela indústria automotiva e por Suape, o parque exportador pernambucano cresceu 41% até outubro de 2021, se comparado ao todo de 2019. Já em Alagoas, são 60 CNPJs exportadores, o que equivale a 0,2% das empresas exportadoras brasileiras, e as exportações também são baseadas na indústria de transformação, com mais de 90% da participação da indústria do açúcar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário