quinta-feira, 14 de março de 2019

Prêmio Uma por Todas: Shopping Difusora presta homenagem a mulheres

Comemorado no último dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é um marco de luta e perseverança por direitos e igualdade. Com o intuito de homenagear mulheres caruaruenses que são referências nas suas áreas de atuação, o Shopping Difusora prestará uma homenagem para 10 mulheres, nesta sexta-feira (15). O evento será realizado na Arena de Eventos, no primeiro piso do mall, a partir das 17h.

Na ocasião, as 10 mulheres estarão presentes para receber uma homenagem especial do Shopping Difusora. “No ano que o Shopping Difusora completa 10 anos, a intenção é enaltecer essa data emblemática em muitos outros segmentos e, no mês da mulher, fizemos questão de escolher 10 figuras públicas para homenagear, em nome de todas as outras”, destaca o gerente de Marketing do Shopping Difusora, Welter Duarte.


A lista de homenageadas contempla mulheres de vários segmentos: a capitã da polícia Militar Clarissa Martins, a juíza Gilka Miranda, a empresária Luiza Malta, a apresentadora Marcela Calado, a artesã Marliete Rodrigues, a educadora Mauricélia Montenegro, a motorista de ônibus Neide Neves, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra, a cantora Rosimar Lemos e a presidente da Apodec Rosimery Maria.

Além de receber a homenagem, o evento contará com uma palestra de Rosy França, que vai abordar o tema “Da zona de conforto a zona de conflito: o desafio da mulher de hoje e a preservação da sua identidade – Como transformar mulheres guerreiras, fantásticas em líderes de ‘si’ mesmo”. No roteiro, o público presente ainda vai contar com uma apresentação especial da homenageada Rosimar Lemos.

Confira mais detalhes sobre cada uma das homenageadas:

Clarissa Martins
Clarissa Martins Mamede nasceu em 30 de maio de 1975. Ela cursou Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na polícia ela entrou no ano de 1994, no Curso de Formação de Sargentos. Em 2009, prestou concurso interno para a área de Formação de Oficiais. Como Oficial, a capitã Clarissa trabalhou na Corregedoria, no 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Surubim e no 4º BPM, em Caruaru.

Já atuou na Corregedoria Geral da SDS como Chefe de Equipe do Grupo Tático de Apoio Correcional, fiscalizando os policiais militares de serviço. Atualmente, coordena todos os programas sociais do 4º BPM: Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e Programa Educacional de Combate às Drogas e à Violência (PROERD). Além disso, ela é secretária do comando da Unidade e relações públicas.

Gilka Miranda
Gilka Maria Almeida Vasconcelos de Miranda, ou simplesmente Gilka Miranda, como é mais conhecida, nasceu na cidade de Palmares-PE, no dia 13 de dezembro de 1968. No ano de 1993 formou-se em Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É casada com o engenheiro Sérgio Barreto de Miranda, com o qual tem três filhos: Priscila (28 anos), Gilmar (26 anos) e Carol (16 anos). Possui especialização em Gestão Ambiental, através do qual, figura como membro da Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Gilka Miranda já atuou como Promotora de Justiça em diversas comarcas em Pernambuco, entre, Gravatá, Bezerros, Bonito, São Caetano, Agrestina, Cupira, Jataúba e Toritama. É titular da 3ª Promotoria de Justiça da Cidadania de Caruaru (com atribuição em meio ambiente e urbanismo). Gilka Miranda também é presidente da Comissão de Memoriais e Gestão de documentos do MPPE.

Luiza Malta
Luiza Malta Leite Pinto é natural do Recife. Ela nasceu no dia 05 de janeiro de 1977. Casada com Victor Pinto, Luiza tem dois filhos: Julia (13 anos) e Luiz de França (9 anos). Em Caruaru, Luiza fincou bases que fizeram se destacasse no mercado. Formou-se em Administração e fez pós-graduação na mesma área a fim de aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos de mercado.

Sua vida profissional foi iniciada no ramo do vestuário, administrando duas franquias, sendo uma na área masculina e outra feminina. As lojas funcionavam em um shopping da cidade. Logo em seguida, resolver dar outro ramo a sua vida profissional, entrando no Grupo Nordeste de Comunicação. Por lá, Luiza Malta atua até hoje, desenvolvendo a função de conselheira.

Marcela Calado
Marcela Calado da Costa Barros Moraes nasceu em Maceió, capital de Alagoas no dia 26 março de 1985. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac/AL), em 2007. Em novembro de 2013 casou-se com Luiz Bernardo Moraes com quem tem uma filha. Marcela é apaixonada pela comunicação.

Ela atuou como estagiária no jornal Gazeta de Alagoas. Ainda estudante, apresentou um programa na TV Maceió. Depois foi contratada pela TV Gazeta, afiliada Globo em Alagoas, onde atuou como produtora e editora de texto. Trabalhou como apresentadora do programa Casa e Negócio, da TV Pajuçara, afiliada da Record em Alagoas. Foi assessora da OAB/AL. Em 2012 assumiu o ABTV primeira edição, na TV Asa Branca. Apresentou o programa Bem Você da TV Pajuçara, afiliada Record em Alagoas. Desde novembro de 2016, apresenta o Cotidiano, na TV Jornal Interior.

Marliete Rodrigues
Marliete Rodrigues da Silva nasceu no ano de 1957, no Alto do Moura, em Caruaru. Ela é filha de um dos mestres mais expressivos do barro, Zé Caboclo, discípulo do Mestre Vitalino. O contato de Marliete com a arte do barro começou muito cedo, aos seis anos de idade, quando ela fabricava os próprios brinquedos. Logo em seguida, resolveu fazer brinquedos para vender e, com o dinheiro, comprar outros.

Marliete é uma das artistas mais expressivas, talentosas e valorizadas do Alto do Moura em Caruaru. Seu estilo próprio fez dela uma artista conhecida internacionalmente quando o assunto são as miniaturas feitas em barro. Ela cria com inspiração em passagens da sua vida e do próprio cotidiano compartilhado com os irmãos e também com o pai, desde a infância.

Mauricélia Montenegro
Mauricélia Vidal Montenegro nasceu no interior da Paraíba, mais precisamente em Santana dos Garrotes. Filha de agricultores, ela conseguiu mudar a sua história através da educação. Mudou-se para Campina Grande, onde atuou como feirante e vendedora de pasteis e sonhos para escolas. A partir daí, conseguiu uma bolsa numa das escolas mais tradicionais da cidade.

Cursou Administração na Universidade Federal da Paraíba e fez Mestrado em Economia Política na Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é doutoranda em Administração. Iniciou sua carreira como coordenadora de administração UniFavip, em Caruaru, em 2001. Em 2012 quando a instituição foi adquirida pela Devry Global Education, passou a atuar como diretora regional de cinco instituições nos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.

Neide Neves
Risoneide Analice Neves, ou simplesmente Neide, como é mais conhecida nasceu em Caruaru no ano de 1968. Devido a gana pela independência, Neide começou a trabalhar desde cedo. Um dos primeiros trabalhos foi como motorista de táxi. Apaixonada pelo volante e pelas estradas, Neide sempre enveredou por esse lado. Ela também traz no currículo a prestação de serviço para empresas de transporte.

Mãe de uma filha, Neide teve de ter coragem para deixá-la sob os cuidados da avó e de uma babá para correr atrás do sustento. Ela já prestou serviços em outros estados como motorista, mas foi voltando para Caruaru que ela se encontrou. Depois de dirigir caminhão de lixo e carreta, Neide hoje é motorista de ônibus, o que, segundo ela, traz muito orgulho para si própria e toda a família.

Raquel Lyra
Raquel Lyra nasceu no dia 02 de dezembro de 1978. Eleita prefeita de Caruaru no ano de 2016, Raquel é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Em 2002, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005. Nesse mesmo ano, foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado.

De 2007 a 2010, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos. Raquel também foi eleita duas vezes deputada estadual de Pernambuco pelo PSB. Em 2010 foi a mulher mais bem votada do estado e de Caruaru. No segundo mandato de Campos, foi Secretária da Criança e da Juventude e, em 2014, teve a terceira maior votação do estado para deputada estadual.

Rosimar Lemos
Maria Rosimar de Lemos Lima nasceu em Caruaru no dia 1° de junho de 1979. Desde criança ela se destacou no que diz respeito à luta para conquistar os seus ideais. Sua vida profissional começou com o trabalho de vendedora na Feira da Sulanca. Logo em seguida, Rosimar se destacou como educadora, tendo atuado em várias escolas de Caruaru.

A música sempre foi uma companheira constante na vida de Rosimar. Desde criança ela já demonstrava seu dom nos encontros em família e nas missas em que participava. Ela sempre se inspirou em grandes nomes da música nacional, a exemplo de Elis Regina, Gal Costa, Ângela Maria e Marisa Monte. Para ela, a música é a menor distância entre o homem e Deus.

Rosimery da Apodec
Rosimery Maria da Silva nasceu no dia 08 de novembro de 1968 em Caruaru. De família grande, Rosimery é a terceira filha de um total de nove irmãos. No ano de 1987 uma bala perdida fez mudar o rumo da sua vida. Ela ficou paraplégica. Mas, nem esse obstáculo fez com que ela deixasse de correr atrás dos seus objetivos de vida. Rosimery é formada em Assistência Social, casada e mãe de três filhos.

Foi em busca de orientação que Rosimery fundou a Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (Apodec). Através dela, além de se ajudar, Rosimery conseguiu dar apoio a muitas pessoas na mesma condição. Hoje a Apodec é referência no que diz respeito aos serviços prestados. No ano de 2013 candidatou-se para o cargo de vereadora de Caruaru, no qual ficou na suplência. Assumiu o mandato no ano de 2015, onde permaneceu por dois anos. Ela foi a primeira mulher cadeirante da Câmara de Vereadores de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário