terça-feira, 12 de março de 2019

HMV está entre os 15 hospitais selecionados para o Programa Paciente Seguro

Desde dezembro de 2015, o Hospital Mestre Vitalino implantou o Núcleo de Segurança do Paciente que objetiva o cumprimento das Metas Internacionais de Segurança estabelecidas pelaJoint Commission International(JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS): Meta 1 – Identificação Correta dos Pacientes, Meta 2 – Comunicação Efetiva, Meta 3 - Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância, Meta 4 – Cirurgia Segura, Meta 5 - Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde, Meta 6 – Prevenção de danos decorrentes de quedas. 

A unidade de submeteu a seleção para o Programa Paciente Seguro e foi escolhida, sendo um dos 15 hospitais de Pernambuco que participarão do programa, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI, SUS). Seu objetivo é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde. 




Para nós do HTri – HMV é um orgulho essa vitória que alcançamos de participar desse projeto que é de grande magnitude. Nós temos agora uma responsabilidade maior ainda, mas estamos satisfeitos de poder dar ao nosso paciente o melhor atendimento possível”, destacou o diretor geral do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti durante encontro com os colaboradores. O Programa funciona como uma “consultoria” onde o hospital será apoiado nas implantações, práticas e melhorias dos protocolos de segurança do paciente e serão estimulados a desenvolver uma cultura de segurança por meio do trabalho eficiente em equipe, da melhoria da comunicação, envolvimento e educação dos pacientes. 

“Essa conquista é fruto de um trabalho em conjunto, onde todas as equipes têm se empenhado direto ou indiretamente no cumprimento das metas já implantadas na nossa unidade. A equipe de enfermagem a partir de agora terá uma grande missão, mas para nós participar de um Programa como esse é uma excelente oportunidade”, afirmou Renilde Melo, coordenadora geral de enfermagem do HMV. A primeira visita da equipe está marcada para 19 e 20 deste mês, na última semana foi realizada uma videoconferência onde a equipe do HMV recebeu orientações e informações sobre a visita. O Programa tem duração de 2 anos e segue até dezembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário