quinta-feira, 14 de março de 2019

Lançado em Caruaru o Balcão Empreendedor

Projeto tem como objetivo orientar as pessoas sobre os desafios de criar e manter os negócios


Caruaru ganhou nesta quinta-feira (14/03) mais um importante aliado para as pessoas que pretendem abrir um negócio ou que já estão no mercado e querem impulsioná-lo: o Balcão Empreendedor. O lançamento aconteceu no Bloco C do Polo Agreste, onde funciona a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica). O projeto foi idealizado por Elias Júnior, contador e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fafica e tem o objetivo aproximar pessoas, orientar, fornecer informações e preparar as pessoas para os desafios do empreendedorismo. “Nós queremos chegar às comunidades pouco assistidas, montar pontos de apoio em cidades da região para fortalecer o empreendedorismo e quebrar paradigmas entre a academia e o mercado de trabalho”, explica Elias Júnior.

O Balcão vai promover orientações para abertura de MEI (Microempreendedor Individual), fazer plantões para dar suporte aos contribuintes sobre o preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda, capacitar os empreendedores sobre como montar um Plano de Negócios, realizar palestras, minicursos, e treinamentos, todos voltados para a gestão dos negócios. E para atender os bairros e as cidades vizinhas, a equipe irá aos locais com uma unidade móvel com um escritório para facilitar o acesso das pessoas às informações.

Todas as quartas e sextas, serão realizados plantões do empreendedor para o atendimento das pessoas. Mensalmente, o Balcão vai realizar cafés da manhã com empresários já consolidados para uma troca de experiências e apresentação de cases de sucesso para inspirar os novos empreendedores; semanalmente, serão feitas lives nas redes sociais com dicas sobre negócios e divulgação da agenda de atividades. A primeira será sobre o imposto de renda.


Outra novidade que o projeto vai oferecer é a Escola do Empreendedor, que vai trabalhar com escolas e instituições de ensino superior, auxiliando os estudantes para que consigam um espaço no mercado de trabalho. Através de minicursos, eles receberão orientações sobre como montar um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego, por exemplo. “Estes alunos serão colaboradores do Balcão Empreendedor e nossa perspectiva é de que empresas parceiras possam recrutá-los e, assim, dar-lhes uma oportunidade de emprego”, ressalta Elias.

O Balcão já tem suas primeiras ações previstas. No dia 30 de março, o empresário Hudson Roza vai ministrar o minicurso “Estratégia de Negociação”, das 8h30 às 12h30, no Bloco C do Polo Agreste (Fafica); e no dia 06 de abril, realiza um Plantão Fiscal, das 9h às 13h, na Academia das Cidades, no bairro do Salgado, em Caruaru. “Temos a certeza de que o Balcão Empreendedor será uma ferramenta reconhecida de auxílio aos empreendedores em seus negócios, buscando sempre atender suas expectativas com foco no crescimento sustentável”, finaliza Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário