terça-feira, 26 de março de 2019

Livro que será lançado no Teatro Difusora conta a história do Rádio AM em Caruaru

Mais um passo em favor da preservação da história de Caruaru será dado na próxima quarta-feira (27). Na data em questão, será lançado o livro “Amplitude Modulada – Os Locutores e o Rádio de Caruaru”. A obra é resultado de uma pesquisa de quatro anos realizada pelo professor Edson Tavares e contará a história do rádio AM na cidade. O lançamento será realizado a partir das 19h, no Teatro Difusora.

A obra, composta de três volumes, traz, em sua primeira parte, a história do rádio desde os primórdios da comunicação. Os caminhos do rádio no Brasil e em Pernambuco também serão abordados. O trabalho conta ainda como foi a comunicação caruaruense, desde os anos de 1940 até o presente. Alguns fatos curiosos da radiofonia da Capital do Agreste também serão contatos.
O trabalho de pesquisa realizado pelo autor foi tão minucioso que a vida de mais de 260 locutores, que atuaram no rádio de Caruaru, também consta no trabalho. Coroando, muitas fotos raras também ajudam a compor a publicação. Os três volumes vêm acondicionados num box, artisticamente trabalhado. Uma verdadeira peça para quem gosta de ter uma parte da história em casa.
Para os convidados que quiserem adquirir um dos exemplares do livro, ele estará sendo vendido pelo valor de R$ 90. O autor também estará por lá autografando os exemplares. “Será uma noite de congraçamento, de encontro dos locutores que atuaram e que ainda estão presentes ao microfone, com o público ouvinte e com a família daqueles que já partiram”, diz o professor Edson Tavares.
Sobre a importância do trabalho, o autor endossa. “Caruaru e região estavam carecendo de um registro histórico da radiofonia da cidade, principalmente num momento em que a faixa de AM está para ser desativada e as emissoras migrarão para FM. Esta obra vem preencher esta lacuna, e pode ser utilizada como fonte de pesquisa e ponto de partida para outros estudos”. O livro é editado pela WDimeron Editora.
O Shopping Difusora, além de abrigar o evento de lançamento do livro, também participa da empreitada como apoiador. “No sentido de fazer parte da vida dos caruaruenses, o Shopping Difusora também tem o prazer de colaborar com projetos que preservem a história. Essa é uma bandeira que vem sendo levantada desde o início da construção do Shopping, com a preservação e revitalização do prédio da Rádio Difusora”, afirma o superintendente do Shopping, Paulo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário