terça-feira, 17 de setembro de 2019

Agrinordeste apresenta o melhor da gastronomia nacional

Maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, o Agrinordeste projeta Pernambuco no roteiro gastronômico nacional, com a realização de três eventos de peso - Sabor do Campo, Show de Lácteos e o inédito Show de Churrasco, de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções.


Em sua 8ª edição, o Sabor do Campo vem repaginado, mais diversificado e com praça de alimentação ampliada. A programação conta com aulas-show, estandes gastronômicos e concursos com premiações, além da presença de 32 renomados chefs.

Entre eles está Roberto Raviolli, ícone da cozinha italiana que se destaca pela comida rica e criativa, em São Paulo. A curitibana Manu Buffara, também é um dos nomes relevantes. Ela ministra palestra sobre sua trajetória profissional, intitulada “Inspirações e lições apreendidas de uma jovem cozinheira”, na quarta-feira (25), às 16h30. 

Para as aulas-show, os gastrônomos convidados ensinarão as receitas mais conhecidas de suas cozinhas, trazendo novas experiências e combinações. Com produtos agropecuários disponíveis na Feira de Produtos do Campo, espaço integrado ao Agrinordeste.
E para os estudantes, a atração mais aguardada é o concurso Novos Talentos, com a participação de nove instituições de ensino de Gastronomia, Hotelaria e Turismo. A competição, coordenada pelo chef César Santos, é uma oportunidade de revelar nomes para o mercado e valorizar a culinária regional.

Já o Show de Lácteos congrega, há 12 anos, os mais importantes laticínios da região. Este ano, o 5º Concurso de Queijos de Pernambuco vai premiar os melhores produtos As categorias a serem julgadas são os Queijos coalho tipo A e B, Queijo de manteiga, Queijo inovação e Doce de leite pastoso.

Vários aspectos como aparência, consistência e sabor serão avaliados por profissionais de imprensa, universidades, indústrias, assim como chefs e integrantes dos serviços de inspeção, devidamente coordenados pelo conceituado Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), de Minas Gerais.

O 1º colocado ganhará uma premiação surpresa. Já o 2º lugar receberá certificado de classificação e os demais certificados de participação. Além disso, os visitantes do Agrinordeste ainda poderão adquirir os lácteos da competição.


A novidade desta edição é o Show de Churrasco. No espaço serão realizadas oficinas com o Embaixador do Churrasco, Mauro Camargo, vindo do Rio Grande do Sul, para ensinar em detalhes, como preparar adequadamente diversos tipos de churrascos, com variadas carnes e cortes. Também haverá oportunidade para degustar, compartilhar dicas e esclarecer dúvidas.

O Agrinordeste é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com o apoio do Sebrae Pernambuco, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sistema OCB, Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Turismo e Lazer e AD Diper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário