terça-feira, 10 de setembro de 2019

Pernambuco sedia encontro de secretários estaduais de Assistência Social do Nordeste

Nesta terça-feira (10), Pernambuco sedia o I Encontro de Secretários Estaduais de Assistência Social do Nordeste. A reunião, comandada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, acontece das 9h às 18h, na Secretaria de Planejamento e Gestão, na Rua da Aurora, em Santo Amaro. O encontro, que é promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Assistência Social (Fonseas), vai discutir o aprimoramento do SUAS e as novas possibilidades de investimentos da área.

O objetivo da reunião é identificar demandas regionais específicas, oportunidades de integração regional e compartilhamento de inovações sociais e tecnológicas, além de possibilidades de novos investimentos sociais internacionais e nacionais. “A oficina da região Nordeste ainda tem a finalidade de promover a discussão de temas que subsidiarão a realização da reunião descentralizada do Fonseas, que será realizada em novembro no estado do Ceará, quando pretendemos compartilhar boas práticas e inovação em gestão com demais estados para o aprimoramento do SUAS”, destaca o secretário Sileno Guedes.
No encontro desta terça-feira, haverá painéis como “Desigualdades, Desproteções e Demandas para a Assistência Social no Nordeste”, ministrado pela economista Tânia Bacelar, e “Oportunidades de Integração Regional, estratégias de Governança e novos Investimentos”, com Secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.
O Fonseas tem realizado ações que visam fortalecer a política diante do contexto de restrição fiscal e de ampliação das demandas sociais por proteção social. Dentre as ações planejadas, destacam-se a realização de encontros nacionais; da plenária conjunta com o colegiado de gestores municipais de assistência social; e oficinas técnicas descentralizadas para a implantação do pacto de aprimoramento do SUAS.

Confira abaixo a programação:
 9h – Abertura
9h30 - Desigualdades, Desproteções e Demandas para a Assistência Social no Nordeste
Tânia Bacelar – professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco
10h30 - Oportunidades de Integração Regional, estratégias de Governança e novos Investimentos
Carlos Gabas - Secretário Executivo do Consórcio Nordeste.
Jucimeri Isolda Silveira - professora do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Curso de Serviço Social da PUCPR, Assessora do FONSEAS.
Maria Luiza Rizzoti – professora e pesquisadora visitante da Universidade Federal da Paraíba, ex-secretária Nacional de Assistência Social
13h30 - Práticas em Gestão e Inovação Social: Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
16h - Práticas em Gestão e Inovação Social: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba
18h - Agenda da Região Nordeste e encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário