quarta-feira, 22 de maio de 2019

Estudantes do Senai Santa Cruz do Capibaribe vencem concurso de redação da Secretaria da Mulher de PE

Cinco alunos dos cursos Técnico em Administração e Vestuário do Senai Santa Cruz do Capibaribe foram destaque no Prêmio de Redação Naíde Teodósio XI de Estudos do Gênero, coordenado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco. A premiação ocorreu no último dia 10, no Teatro de Santa Isabel, no Recife.


Mas até chegar ao resultado bem-sucedido, foram meses de dedicação de estudantes e da equipe de professores da unidade. Os alunos Alldryn Henrique Pedrosa Galdino, Cláudia Batista de Araújo, Ana Paula Silva Aragão, Gustavo Teodósio Maciel e João Vitor Olinto de Araújo fizeram redações com os temas, respectivamente: Mulheres e a Inserção na Ciência; Ecofeminismo e o Meio Ambiente; Mulheres Empreendedoras em Santa Cruz do Capibaribe-PE: Costurando um futuro para a Igualdade Social; Invisibilidade: A pesca também é um Espaço Feminino; O Câncer de Mama e o desafio da Autoestima Feminina.

O colaborador da unidade, Adelmo Teotônio da Silva, que trabalha no Senai Santa Cruz do Capibaribe há sete anos, também foi vencedor na categoria Artigo Científico de Graduação com o tema: “Guerreiras e Empreendedoras: Mãos que costuram a história de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco”.

De acordo com a diretora do Senai Santa Cruz do Capibaribe, Cristina Barbosa, este é o 8° ano que a instituição participa do concurso e sempre tem sido premiada tanto na categoria dos alunos como docentes. “Trabalhamos a temática detalhadamente. Promovemos reuniões e debates para que os alunos pudessem ter subsídios suficientes para desenvolver a redação. Fomentamos a consciência crítica e cidadã dos nossos futuros técnicos que estarão no mercado de trabalho que é, predominantemente, formado por mulheres”, destacou.

O Prêmio foi criado há 11 anos. De acordo com a Secretaria da Mulher tem como objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio da produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco. 

NAÍDE TEODÓSIO- O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005) que dedicou a vida à luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, a Dra. Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário