quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Mais de 50 cumpridores de penas alternativas buscam a ressocialização trabalhando em parques de Caruaru

Dos 261 cumpridores, acompanhados pela Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas de Caruaru, no agreste, 56 estão distribuídos nos serviços de manutenção e limpeza de parques ecológicos da Cidade, como, o da Serra dos Cavalos, o Parque das Baraúnas, das Rendeiras, Severino Montenegro e o São Francisco.  

Eles realizam capinação, serviços gerais, auxílio na portaria, entre outras atividades. Os cumpridores cometeram pequenos delitos, como dirigir sem habilitação, injúria, calúnia e difamação, e receberam da justiça, a pena de prestação de serviços à comunidade. 

No Parque São Francisco, por exemplo, que guarda o maior trecho de floresta de Mata Atlântica no município, tem 24 cumpridores cuidando da fauna e da flora de uma das Unidades de Conservação mais importantes do Estado.

José Marcelino Batista é um dos cumpridores que, duas vezes por semana, realiza limpeza, varrição, capinação e recolhimento de entulhos. "Gosto muito de prestar serviço no parque, pois é um lugar tranquilo e fica perto da minha casa. O espaço me agradou tanto que resolvi reformar o carrinho que carrega as folhas, pra facilitar o meu trabalho e dos meus colegas", revela ele.

De acordo com a gerente, Raquel Brandão, da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, "é fundamental a integração entre o cumpridor e a instituição que será beneficiada com este serviço, pois é com o envolvimento de toda a sociedade que a ressocialização desse individuo pode ser possível".   


Além dos parques, os cumpridores penas alternativas de Caruaru prestam serviços em ONG´s, escolas estaduais e municipais, centros de assistência social, num total de 84 entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário