segunda-feira, 5 de abril de 2021

COLUNA

 


Pois é, após alguns anos sem assinar uma coluna volto agora com gás total. Não é novidade, nem tampouco estou imitando quem quer que seja. Afinal, já são 15 anos de atuação do Blog do Melqui. E coluna sobre política e cotidiano do agreste sempre foi algo que fiz por aqui.

A´´TIRADAS DO MELQUI`` chega com o propósito de trazer minha forma bem específica, forte, direta e criativa de abordar a cena local e regional. Abordarei com toques bem singulares de opiniões o universo político e do dia-a-dia a de cidades como Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes e outras.  

Não vamos ter o dia específico, ou a quantidade específica de colunas dentro de um intervalo de tempo. Qualquer momento ela vai surgir. É só ficar atento. E sem mais mi mi mi, vamos aos tópicos?

MULTIPLICAÇÃO DAS CORES NA CAPITAL DA MODA


As cores da política de Santa Cruz do Capibaribe começam a se misturar, separar e compor nova palheta de tons.  A política da Capital da Moda, após o pleito de 2020, passou de 2 para no mínimo 7 cores.

Se antes existia o azul e o vermelho, agora temos o azul claro, o azul escuro, o vermelho paixão, o vermelho bordô, o roxo, o verde bandeira e o verde musgo.  E toda essa confusão tende a aumentar ainda mais. Afinal, os movimentos migratórios entre as 3 principais facções (vermelho, azul e verde) continuarão ocorrendo.

A DÁLIA DA SERRA TAMBÉM TEM MUTAÇÕES COLORÍFICAS NA SEARA POLÍTICA


Debatemos no programa Rádio Debate de hoje (5 de abril) na Rádio Polo FM o fato de que a dualidade da cena política de Taquaritinga do Norte também foi quebrada. A tirar como exemplo claro o pleito de 2020.

O guarda (que é oriundo de um dos grupos tradicionais, o que ocorre também com essas rupturas de Santa Cruz do Capibaribe. Não tem muita novidade. É mais do mesmo)  obteve 6,61% dos votos válidos (1080 votos) e fez total diferença no resultado ffinal:

- Lero, releito com 47,63% dos votos válidos (7.778 votos)

- Jânio Arruda (que há 4 décadas disputa pleitos) foi segundo colocado com 45,76% dos votos válidos (7.472 votos) .

Na serra tivemos azul, vermelho e verde. Não sei se o projeto da terceira via tem sustentação. Já que ao contrário de Santa Cruz do Capibaribe, onde os carneirinhos verdes saíram como segunda força do pleito, por lá a votação não ofereceu risco de ficar em segundo lugar pelo menos.

SE CHAMOU,  É POR TEREM PESO


O ti ti ti e o estardalhaço em cima dos nomes do ex-vereador Dr. Nanau e do vereador boca preta Demir da Saúde e dos possíveis convites a eles formulados pelos taboquinhas para ´´pularem`` (e no caso de Nanau não seria a primeira vez) só reforçam o seguinte:

1º- FÁBIO NÃO É MENINO BESTA. QUEM O SUBESTIMOU ACHANDO QUE O PREFEITO IRIA SER TURRÃO E SE FECHAR EM COPAS ABRAÇANDO APENAS OS QUE O AJUDARAM A VENCER EM 2020 RASGOU A BOCA. O ´´menino de Fernando`` já tá de olho sim em 2024, e sabe que só tem chances de brigar pela reeleição SOMANDO. E isso passa por desestabilizar os grupos adversários convertendo ao taboquismo peças cruciais.

2º - NANAU, MESMO TENDO PULADO JÁ TANTAS VEZES DE UMA ALA PARA OUTRA ALA POLÍTICA, SÓ TEM É REFORÇADO SEU PESO POLÍTICO COM TAL SEDUÇÃO DIRECIONADA AO SEU NOME. Se querem o doutor É POR ELE TER CACIFE, TRADIÇÃO E PESO. Eu já disse, não podemos subestimar ninguém quanto o assunto é política. Afinal, já observamos imperadores caírem NA CENA LOCAL e outros que tinham certeza da vitória amargarem derrotas frustrantes.

ISSO É POLÍTICA MEU AMOR, GOSTOU?


SE O PREFEITO FÁBIO CONSEGUIR AGREGAR NOMES DOS GRUPOS ADVERSÁRIOS NÃO TERÁ DESCOBERTO O FOGO OU A RODA. Os ex-prefeitos Zé Augusto, Toinho do Para e Edson Vieira (vou me ater apenas aos 3) só venceram após GRANDES MOVIMENTOS DE ´´eu pulei``. Como diria o poeta Carlos de Dores (foto) ´´isso é política meu amor, gostou?``.

EU AVISEI QUE A DANÇA DAS CADEIRAS OCORRERIA AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE

E para finalizar, sabe aquela fatídica, condenada mas ao mesmo tempo desejada frase ´´EU AVISEI``? POIS BEM, NÃO ESCONDO MINHA REALIZAÇÃO EM PROFERIR ELA: eu avisei.

Eu avisei, ainda no começo do terceiro mês do ano, de que a dança das cadeiras na gestão municipal de Santa Cruz do Capibaribe iria ocorrer ainda no primeiro semestre. Mesmo com a negativa do gestor, ocorreu como eu disse e as mudanças nas peças do primeiro escalão estão acontecendo. Primeiro foi na pasta da saúde, e em breve poderemos ter por outras bandas do governo municipal. Existem expectativas entre  1 ou 2 nomes, agora é só aguardar.


Eu havia dito que a secretária de saúde não chegava a comer a pamonha, e ela se quer teve a oportunidade de comer o chocolate da páscoa estando no cargo. Vamos agora ás apostas?

 Esse 1 OU 2 NOMES celebra ou celebram a NOSSA FESTA DE SETEMBRO? Ou será que ele ou eles, nem comem a pamonha?

PRONTO POVO, POR HOJE BASTA. ATÉ A PRÓXIMA. VOU APURAR MAIS DETALHES NOS BASTIDORES E TRAGO MAIS tiradas do melqui EM BREVE.

Melqui Lima, jornalista, especialista em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais pela Faculdade do Vale do Ipojuca, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário