terça-feira, 30 de junho de 2020

Celulares apreendidos nos presídios de PE são reaproveitados em projetos de educação e meio ambiente

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), fará, nesta quarta (01.07), às 10h, a terceira entrega de celulares apreendidos nas unidades prisionais do Estado ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC). Desta vez, serão repassados dois mil aparelhos para serem destinados a estudantes de cursos de tecnologia em situação de vulnerabilidade social. O secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, participará da entrega na sede do Instituto, no bairro de Dois Irmãos, no Recife.


 

Com a remessa desta quarta, são quase 4.600 aparelhos entregues ao CRC desde a assinatura do termo de cooperação técnica, em abril de 2019, pela SJDH e o Centro. A ação, inédita no País, visa promover aprendizado aos jovens e a preservação do meio ambiente. “Não podemos ficar com o lixo eletrônico que vem das unidades prisionais, nem comprometer o meio ambiente jogando o resíduo fora. Eu gostaria de não apreender nenhum celular em unidades prisionais, mas como isso ainda acontece, precisamos dar um destino a eles para que não retornem à prisão” completa Eurico.

 

No CRC, os aparelhos são segregados. O plástico é destruído e descartado conforme a política de descarte de resíduos sólidos. As placas, baterias e vibra calls são transformados em robôs, bengalas e chapéus sonoros para deficientes visuais, entre outras ferramentas. Já o vidro pode virar luminárias e quadros. “Este ano estamos fazendo toda a triagem e segregação dos materiais para que no segundo semestre possamos atender 250 jovens em processo de formação”, informou o fundador e diretor-executivo do CRC, Sávio França.

 

DADOS - De janeiro a junho deste ano, foram apreendidos 1.219 celulares em presídios do Estado, 290 a menos do que no mesmo período de 2019. Já no ano passado, as revistas de materiais ilícitos contabilizaram 2.601 aparelhos recolhidos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário