segunda-feira, 15 de junho de 2020

Amupe lança campanha #DoeSePuder para minimizar os efeitos da pandemia no banco de sangue do Hemope

O Isolamento social, principal remédio contra o coronavírus, fez com que o estoque de sangue do Hemope caísse de forma acentuada. Com o intuito de fomentar doações e informar à população que o principal banco de sangue de Pernambuco está tomando medidas que garantem a saúde dos doadores durante a pandemia, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), lançou a campanha #DoeSePuder, em consonância ao dia internacional de doação de sangue, que foi comemorado amanhã, domingo, dia 14 de junho.


Segundo o Hemope, a coleta de sangue vem sofrendo algumas alterações, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O Hemocentro tem dado as devidas orientações ao público sobre as medidas de etiqueta respiratória e a importância de lavar as mãos constantemente. Um toldo foi instalado na área externa do edifício para que os doadores fiquem em local arejado e  também foi ampliada a distância entre as cadeiras ao público apto a fazer a doação. 


A Fundação também começou a controlar de entrada de pessoas no prédio e orienta para que os doadores não levem acompanhantes, principalmente idosos e crianças. Pessoas com sintomas de resfriado ou comprovadamente gripados deve evitar se candidatar à doação de sangue pelos 90 dias após a cura completa dos sintomas. O estoque do Hemocentro está em estado crítico, principalmente do tipo sanguíneo O+ e A+. 


Além na sede do Recife, o Hemope possui Hemocentros Regionais nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada, que também fazem a coleta de sangue. O doador pode marcar um horário de doação pelo telefone 0800 081 1535, para priorizar o atendimento e tirar dúvidas. Para mais informações acesse o site www.hemope.pe.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário