quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Procura por formação técnica aumenta mais de 65% no SENAI Pernambuco

A busca pela formação técnica está em alta. A prova disso é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), maior complexo de educação profissional da América Latina, registrou em Pernambuco um crescimento superior a 65% em matrículas em cursos de nível técnico, na comparação com 2018. No total, foram mais de 1200 novos alunos que optaram, principalmente, pelos cursos técnicos de Manutenção Automotiva, Eletrotécnica e Refrigeração e Climatização. Além de serem profissões essenciais para a indústria, os três cursos carregam outra característica em comum: são boas opções para quem quer se tornar um empreendedor.


De acordo com a diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Carla Abigail, os números refletem os dados revelados pelo Mapa do Trabalho Industrial, divulgado no último mês de setembro pelo SENAI Nacional. Segundo o estudo, Pernambuco precisará de 270.982 trabalhadores qualificados em ocupações industriais até 2023. No primeiro lugar da lista de profissionais com qualificação técnica mais demandados estão os profissionais com formação em áreas transversais, como é o caso dos técnicos em eletrotécnica.

“Isso mostra a demanda do mercado por capacitação técnica. O polo automotivo segue atraindo profissionais e as áreas de eletrotécnica e refrigeração são importantes dentro das indústrias, especialmente nos setores de manutenção. Além disso, também há o interesse das pessoas em se inserir no mercado trabalho de forma mais rápida, uma vez que os cursos técnicos têm duração máxima de dois anos. No caso do SENAI, a taxa média de empregabilidade é de 73%”, pontua a gestora.

Aluno do curso de Refrigeração e Climatização do SENAI Santo Amaro, Valmir Marques disse ter escolhido esse curso técnico devido às diversas possibilidades de atuação. “Eu vim me qualificar para estar apto para o mercado de trabalho. Esse curso me proporciona um leque de possibilidades de atuação”, disse. Já Israel Kleyvson, também aluno da mesma escola, destacou a importância do aprendizado prático. “Eu consegui um estágio na área de manutenção pelo IEL-PE e consigo aplicar na empresa todo o conhecimento que adquiri no SENAI”, reforça.

A possibilidade de abrir o próprio negócio é outro ponto que tem atraído os estudantes. “Nós estamos notando um crescimento na quantidade de pessoas que querem empreender para driblar a escassez de empregos formais e ter maior flexibilidade de rotina e de horário. O investimento em conhecimento técnico de qualidade é o principal ativo para esse pontapé inicial”, ressalta Carla Abigail.

SENAI PERNAMBUCO

O SENAI Pernambuco ainda está com matrículas abertas para quem quiser se inscrever em um dos 17 cursos técnicos oferecidos pela instituição para o primeiro semestre de 2020, direcionados para alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Quem efetivar a matrícula até o dia 15 de fevereiro será contemplado com um desconto de 10% sobre o valor total do curso. Trabalhadores da indústria têm desconto de 20%. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 600 9606.

Nenhum comentário:

Postar um comentário