quarta-feira, 17 de agosto de 2022

III Simpósio de História Asces-Unita debate o bicentenário da independência do Brasil

 Evento começa nesta sexta-feira (19) 2022 marca o bicentenário da independência do Brasil. Buscando refletir sobre a trajetória do país a partir de então, o III Simpósio de História Asces-Unita promoverá, entre os dias 19 e 24 de agosto, uma série de debates, tendo o tema principal “Das independências ao bicentenário: que país é esse?”.

O evento, comemorativo ao Dia do Historiador, pretende aguçar a curiosidade sobre a história do Brasil, promovendo discussões acadêmicas que conectem a compreensão de sua História e ajudem a repensar os caminhos do país e da nação, assim como contribuir para que possam ser vislumbradas perspectivas para o futuro.

De acordo com a organização do Simpósio, destacar esse marco no evento contribui no compromisso com a História. “Pautar o bicentenário da independência é, por assim dizer, assumir um compromisso com a História, a memória e o sentimento que nos une enquanto nação brasileira, na perspectiva de repensar e reinventar a unidade que incluem e integra todos os brasileiros na ideia de povo. É pensar sobre o contexto do país na ordem global que hoje vivemos para entendermos o lugar que ocupamos na divisão internacional do trabalho e da riqueza”, frisa. 

Na programação, a pesquisa científica terá seu espaço a partir do Encontro de Pesquisadores(as), com apresentação de trabalhos científicos nos eixos temáticos História Política e História Pública e História Social e História Cultura. As inscrições para o III Simpósio de História podem ser feitas no site www.asces.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário