quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Curso Técnico em Vestuário do SENAI Caruaru tem melhor resultado do País na Avaliação de Desempenho de Estudantes

O SENAI Pernambuco conquistou o 1º lugar nacional no Índice de Desempenho da Avaliação Profissional, criado pelo SENAI Nacional para analisar os cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o País. O resultado leva em consideração o desempenho obtido por estudantes em atividades teóricas e práticas, realizadas entre maio e junho. Em Pernambuco, as provas foram aplicadas para 309 estudantes matriculados em dez cursos técnicos oferecidos por sete escolas, incluindo o SENAI Caruaru, um dos destaques dessa edição. No total, 100% dos alunos do curso Técnico em Vestuário obtiveram desempenho “adequado” ou “avançado”, tanto nas provas teóricas quanto nas práticas – o melhor resultado para o curso no País.


A Avaliação de Desempenho de Estudantes é uma das principais dimensões do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) e é realizada duas vezes por ano. Os cursos e as respectivas unidades ofertantes a serem avaliados a cada semestre são escolhidos por amostragem. A avaliação é feita a partir da aplicação tanto de provas objetivas quanto de provas práticas. Participam da primeira todos os estudantes que já tenham concluído, pelo menos, 80% da carga horária do curso. Já para a avaliação prática são selecionados parte dos estudantes que realizou a avaliação objetiva.

No SENAI Caruaru, 13 alunos fizeram a prova teórica, dos quais quatro atingiram o resultado “adequado” e nove, o resultado “avançado”. Destes, nove estudantes foram selecionados para a prova prática e todos obtiveram o resultado “avançado”. “O SAEP é nosso termômetro para verificar como as turmas estão. O SENAI Caruaru tem essa preocupação de desenvolver competências, de prepará-los para o mercado de trabalho local, porque nós estamos localizados em um Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções e vários municípios no nosso entorno absorvem essa mão de obra. Os alunos têm também a possibilidade de começar o próprio negócio, através do empreendedorismo. A participação deles foi muito importante! Eles colocaram em prática todos os conhecimentos que foram trabalhados durante o curso”, avalia a diretora do SENAI Caruaru, Elizângela Souza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário