segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs promove encontro com presidente do Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e coordenador do Pacto pela Juventude

Com o tema: “Mobilização Social – O impacto das unidades nas comunidades do entorno e a importância do serviço voluntário”, o Instituto Yduqs em parceria com a Wyden, promove mais uma Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com foco na promoção de ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Para encerrar as atividades do projeto, a ação conta com a participação de Daniel Calarco, presidente da OIJ e coordenador do Pacto pela Juventude, em Live aberta ao público no dia 07 de novembro, às 18 horas. Para participar basta acessar a página do YouTube da Instituição.



Para o Instituto, que já atua em ações de mobilização social por meio dos programas de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e do Rede de Valor, a iniciativa tem por objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica para as necessidades da população no entorno dos campi das instituições de ensino parceiras. “Queremos promover inciativas que estimulem o engajamento consciente da comunidade acadêmica em ações que impactem a sociedade e contribuam para um futuro melhor. Acreditamos que investir em mobilização social é fundamental para desenvolvermos um ecossistema com mais oportunidades, respeito e inclusão”, ressalta Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.  

O termo mobilização social se refere a união de pessoas articuladas de maneira responsável e interdependente, objetivando alcançar a melhoria de uma realidade comum, transformando o meio em que vivem. A mobilização se configura como processo-movimento que deve ser permanentemente motivado. 

Daniel Calarco, que atualmente é Coordenador Geral do Pacto pela Juventude, projeto de cooperação entre a UNESCO e a Secretaria Especial da Juventude Carioca, considera ser um dever de todos, sobretudo da população jovem, contribuir para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas. “Os jovens são parte fundamental do processo de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida e, por isso, devem ter assegurado o seu direito de realizar mudanças na sua realidade, empoderando-se e promovendo o desenvolvimento, igualdade e direitos humanos” destaca o advogado e fundador do Observatório Internacional da Juventude.

Já Diego Cunha, reitor do UniFavip Wyden, considera a ação de voluntários como fundamental na construção de projetos sociais que garantem novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Precisamos contribuir com a sociedade participando de iniciativas para a redução das lacunas sociais em atividades de educação, relacionamento comunitário, oportunidades de trabalho e voluntariado, entre outras ações necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”, afirma.

 

A Wyden busca fortalecer cada vez mais as iniciativas na frente de ESG, a sigla em inglês que se refere aos temas de governança ambiental, social e corporativa. “Promovemos iniciativas com foco no desenvolvimento de programas socialmente responsáveis e que destacam a importância da diversidade e da inclusão na sociedade” afirma Pílade Moraes, diretor de Parcerias, Carreiras e ESG da Wyden.

 

Durante o projeto, a instituição de ensino superior promoveu a participação da comunidade em workshop, palestras, debates e oficinas com temas que relacionados à Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. Em campanhas solidárias de doação de kits de higiene pessoal para Detentos 90 kits; disponibilidade de absorventes íntimos com reposição espontânea e na 1ª Semana de Sustentabilidade e inovação UniFavip Wyden – com 106 participantes.

As ações incentivadas pelo Instituto Yduqs e promovidas pelas instituições de ensino parceiras, reforçam a campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) que concederá o selo de Instituição Socialmente Responsável às unidades de ensino que demonstrarem o comprometimento com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

Sobre o Instituto Yduqs

O Instituto Yduqs acredita no poder das pessoas, das ideias e das iniciativas e que cada um pode ser um importante agente da mudança. Por isso, busca estabelecer pontes entre organizações, comunidades e indivíduos, fomentando projetos que promovam a inclusão para fazer do mundo um lugar mais justo e igualitário. Parceiro de mais de 50 instituições, o Instituto já impactou mais de 1 milhão de pessoas nos últimos três anos.

Com ações como o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que tem como missão combater o analfabetismo auxiliando os indivíduos a exercerem a sua cidadania, e o Rede de Valor, programa que fornece auxílio financeiro a alunos que ingressaram nas instituições de ensino superior parceiras por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), dentre mais de 300 projetos, o Instituto busca promover a transformação social por meio da educação, desenvolvimento social e meio ambiente e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário