terça-feira, 6 de agosto de 2019

Residentes da Asces-Unita realizam intercâmbio em Roma

Os residentes Carolina Borges e Thiago Rios da Residência Multiprofissional de atenção ao câncer e cuidados paliativos da Asces-Unita realizam intercâmbio externo na Universidade Sapienza de Roma na Itália, com a supervisão do professor Dr. Piero Cascone, chefe do complexo hospitalar da instituição. 

O residente em Odontologia Thiago Rios (foto) relatou sobre sua experiência “Como residente internacional externo, acompanhamos atendimentos ambulatoriais, cirurgias oral menor e maior. Além disso, fomos integrados em projetos de pesquisas existentes na universidade, onde fomos muito bem acolhidos por residentes e preceptores” pontua.

A Universidade Sapienza de Roma é uma instituição de ensino com mais de 700 anos, composta por um complexo hospitalar, dentre eles, um hospital dedicado exclusivamente para Odontologia, onde são realizadas cirurgias em vários pacientes, não se limitando apenas aos pacientes oncológicos. 

A professora Adrya Peres explica a importância da residência externa para a formação acadêmica “Acredito ser uma possibilidade muito importante para o profissional em especialização, pois permite a eles vivenciar outras abordagens, onde no caso dos dentistas o hospital na área de odontologia está permitindo expansão de conhecimentos, além dos laços profissionais que podem ser formados podendo gerar possibilidades profissionais futuras.” comenta.

Residência Multiprofissional
O programa é pioneiro no interior do Estado de Pernambuco sendo oferecido por uma Instituição privada de ensino superior. A seleção oferece anualmente 56 bolsas para estudantes graduados. Para atenção básica/Saúde da Família vagas para cada uma das seguintes áreas: Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Serviço Social, Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Farmácia e Biomedicina. Enquanto que para atenção ao câncer e cuidados paliativos são ofertadas vagas para as seguintes áreas profissionais: Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Serviço Social. 
A residência multiprofissional conta também com a parceria com a Secretaria de Saúde de Caruaru e de hospitais privados do município. As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário