terça-feira, 20 de agosto de 2019

Comissão de Educação da Alepe pede instalação de universidade estadual ou federal no município de Surubim

Com 19 municípios e uma população de 526 mil habitantes, o Agreste Setentrional (Bom Jardim  ,  Casinhas  ,  Cumaru  ,  Feira Nova  ,  Frei Miguelinho  ,  João Alfredo  ,  Limoeiro  ,  Machados  ,  Orobo  ,  Passira  ,  Salgadinho  ,  Santa Cruz do Capibaribe  ,  Santa Maria do Cambuca  ,  São Vicente Férrer  ,  Surubim  ,  Taquaritinga do Norte  ,  Toritama  ,  Vertente do Lério , Vertentes) precisa de uma instituição pública de Ensino Superior para atender suas potencialidades. A proposta, apoiada por gestores públicos, empresários e educadores da região, foi apresentada na audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Alepe, nesta segunda.

A ideia é que seja implantada uma universidade estadual ou federal no município de Surubim. A prefeita Ana Célia destacou a importância do pleito para a população. “Só em Surubim são 550 jovens que saem toda noite pra Caruaru, pra Nazaré, pra Limoeiro,  em busca do Ensino Superior que não tem em nossa cidade.  Pela importância do que significa esse instrumento tão importante na transformação social, no desenvolvimento econômico, na inclusão social, na geração de renda, que tenha uma universidade de ensino, de pesquisa,  tudo isso é muito importante”.
O debate contou com a participação de professores como a vice-presidente da Comissão de Articulação Pró-Universidade, Horasa Andrade. “O que a gente constatou é que, de todas as regiões de Pernambuco, uma região que não tem nenhuma instituição de Ensino Superior pública e presencial é o Agreste Setentrional.  Nessa região são 19 municípios. Desses 19 municípios, tem três bem populosos, e desses populosos, tem os que geram muita renda, que movimentam a economia do Estado. E carecem, vamos dizer assim, de pessoas especializadas para trabalhar no sentido de algumas tecnologias de ponta”.
Segundo o deputado Professor Paulo Dutra, do PSB, um dos encaminhamentos da audiência pública é reservar recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias para que a UPE possa abrir um campus na região do Agreste Setentrional. Ele avaliou positivamente os debates. “Pra gente é muito importante porque é um movimento que não começou agora, é um movimento que vem se fortalecendo, e a audiência pública serve pra isso: pra trazer mais adeptos. Tivemos aqui o prazer de ter outros deputados federais, como foi o caso de Túlio Gadelha, se engajando nesse movimento, e que nós sabemos que precisamos do apoio da população”. 
Outra debatida é a possibilidade da criação de um campus federal em Surubim, além da solicitação ao Poder Executivo para envio de um documento para o MEC lançando o edital de Plano de Assistência Estudantil. 
Fonte: Alepe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário